Geral

Concurso ‘Os Melhores Vinhos’ dá lugar a uma avaliação

Evento que deveria ter ocorrido em julho foi transferido para setembro devido a uma série de modificações propostas pelos organizadores

O tradicional Concurso ‘Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha’ deve mudar em 2013. Reformulado com o objetivo de aumentar a participação das vinícolas, as secretarias de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços e de Agricultura e Abastecimento, em parceria com entidades do setor, reorganizaram o evento que mudará de nome: em vez de concurso será uma avaliação. Os vinhos com pontuação acima de 85 pontos serão incluídos no Guia dos Melhores Vinhos de Flores da Cunha 2013 e a premiação será a divulgação desse material impresso, organizado pela prefeitura. Além disso, o tradicional jantar de premiação dará lugar a um típico menarosto no dia 8 de novembro, no salão paroquial.

Foi em 2001, na administração do então prefeito Heleno Oliboni (PDT), que ocorreu a primeira edição do concurso. Com o objetivo de valorizar as bebidas do ‘Maior Produtor de Vinhos do País‘, o evento foi realizado ininterruptamente durante 11 anos. Agora, a 12ª edição terá significativas mudanças. O objetivo dos organizadores é unir e fortificar o evento.

As mudanças foram anunciadas ontem após reunião no dia 14 entre representantes da prefeitura e da Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua e da Associação Brasileira de Enologia (ABE). De acordo com o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Everton Scarmin, as mudanças foram pensadas e discutidas em outros dois encontros. “É um concurso que veio decaindo ano a ano. No início se tinha a participação de mais de 40 vinícolas, entretanto, nos últimos anos o número caiu muito. Em vez de unir e ajudar o setor, o evento estava dividindo”, aponta Scarmin.

Novidades
Na próxima semana representantes da Avaliação de Vinhos (o nome definitivo ainda não foi divulgado) devem começar as visitas às vinícolas florenses para oficializarem o convite e recolherem amostras. Scarmin lembra que o processo será o mesmo. As amostras serão recolhidas e avaliadas por um grupo de enólogos indicados pelas vinícolas participantes. A diferença será na divulgação das notas e premiação. “As notas serão todas divulgadas e os vinhos que somarem acima do mínimo, que são 85 pontos, serão incluídos no Guia. O valor que iríamos investir nas medalhas será transferido para a divulgação por meio deste material, valorizando os nossos produtos”, destaca o secretário.

Serão dois Guias, um com os vinhos finos e espumantes e outro com vinhos de mesa e sucos de uva. O material será lançado e distribuído na noite de 8 de novembro durante o jantar, que também foi repensado. Será no salão paroquial e com o Prato Típico de Flores da Cunha, o menarosto. Os vinhos com notas acima de 85 pontos serão servidos durante o evento. “Queremos unir todo o setor, incluindo os produtores menores que talvez não participavam por receio. Nossa ideia para as próximas edições é tornar o jantar de lançamento do Guia um evento itinerante, cada edição em uma comunidade diferente”, planeja Scarmin. Os vinhos serão avaliados de 23 a 27 de setembro na Escola de Gastronomia UCS-Icif.

Evento de 2012 encerrou com jantar e premiação no Clube Independente. - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário