Geral

Concurso ‘Memória Histórica e Cultural’ define ganhador

Livro ‘Verso e Reverso: Igreja, Moral e Imigrantes’, da professora Marlei Machado da Silveira, será publicado este ano

A obra vencedora do concurso Memória Histórica e Cultural de Flores da Cunha é Verso e Reverso: Igreja, Moral e Imigrantes, da professora de História Marlei Machado da Silveira. A definição ocorreu após avaliação de uma comissão coordenada pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Neste ano, dois livros foram inscritos – além do ganhador, O Conto do Galo, de Andréia Belusso. A escolha foi feita no dia 3 de junho.

Conforme a diretora de Cultura, Lorete Calza Pauludo, o concurso que visa oportunizar a publicação de obras de escritores e pesquisadores locais cumpriu seu objetivo. “Os dois livros tinham qualidade e estavam nas normas para serem publicados, porém, apenas um teve de ser escolhido. Agora aguardamos a editoração para então lançarmos mais uma obra”, frisa Lorete. O objetivo do evento é também formar a memória cultural do município.

A obra vencedora aborda a importância da religião para a imigração italiana e a influência do Guida Espirituale per L’Imigrato Italiano nella América, ou Guia Espiritual para o Imigrante na América. A preocupação da Igreja Católica com os imigrantes em sua nova terra e o intuito de preservar a orientação religiosa, em um país como o Brasil que não era muito bem visto pelos estrangeiros, também são conteúdos abordados.

O concurso Memória Histórica e Cultural foi lançado em 1992 e, por meio dele, foram publicadas mais de 20 obras. O prêmio é a impressão de 1 mil exemplares de Verso e Reverso: Igreja, Moral e Imigrantes

 

 

Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário