Geral

Comunidades e Bairros: Um bairro movido pela fé

O Aparecida se destaca pela união de seus moradores e pelo desenvolvimento social

O bairro Aparecida é um dos mais populosos de Flores da Cunha. Dentro de sua limitação geográfica se encontra uma média de 200 estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Em questão com outros bairros, ele se destaca pela sua infraestrutura. O Aparecida tem mercados, fábrica de móveis, funerária, vidraçaria, chapeação, mecânica, revenda de veículos, bares, padarias e lojas. 
A Igreja dedicada a Nossa Senhora Aparecida começou a ser construída em 1994, sendo inaugurada em 1997. Ao seu lado está o centro comunitário, que abriga um ginásio de esportes, cozinha, cancha de bochas, salas de catequese e salão. 
O bairro começou a ser povoado na década de 1960, quando as primeiras famílias se estabeleceram. 
Conforme o vereador e morador do bairro, Diego Tonet, “o diferencial é o que dá o nome ao bairro. Ter a santa de Aparecida é o motivo da fé e do trabalho e que fez o centro comunitário crescer e prosperar, sempre com muita união”.
E pessoas dedicadas à comunidade são o que não falta. É o caso da moradora Ivone Mezzomo Tafarel, 65 anos, que há 30 faz da sua comunidade sua família. “Sempre fui muito engajada. Comecei como zeladora, fiz parte da equipe administrativa, fui festeira, participei do conselho pastoral e estive na equipe e organização, por duas vezes, na vinda das Missões Populares”, elenca Ivone, que hoje coordena a liturgia e faz parte do grupo de canto da Igreja.
Como Diego, Ivone também destaca a Padroeira do Brasil. “O ponto culminante de tudo o que temos em nosso bairro é a festa de Nossa Senhora Aparecida Padroeira”, que também coordena a decoração da imagem: “Faço isso com muito carinho, pois sou muito devota a Nossa Senhora Aparecida”.
E em uma dessas andanças de Ivone em prol da comunidade, uma ocasião inusitada e que não será esquecida tão cedo. “No começo, as festas eram realizadas na matriz, pois não tínhamos salão. Eu lembro que eu era festeira e ia levar almoço para as cozinheiras no salão paroquial. Na volta meu Fusca pegou fogo em frente ao colégio São Rafael. Foi um susto muito grande, mas a ajuda foi tanta e rápida que saiu tudo bem. Só tenho que agradecer a Nossa Senhora Aparecida que me protegeu”, conta.
Ivone garante que muita coisa foi feita em prol do bairro e que, hoje, a comunidade está completa, tanto no lado espiritual como de lazer. 
O bairro possui uma posição geográfica privilegiada. Faz divisa com os bairros Centro, União, Nova Trento, Lagoa Bela e Granja União, além de fazer fronteira com a ERS-122 e também o acesso à Nova Pádua. “Boa parte do Bairro se encontra em posições planas, sem muitos morros, o que também torna agradável o deslocamento a pé”, informa Diego Tonet, ressaltando que a comunidade ainda anseia alguns projetos importantes. “Seria importante ter uma praça no nosso bairro, hoje existe uma num terreno pequeno. Também se faz necessário algumas ferramentas para reduzir a velocidade nas vias asfaltadas, onde os motoristas abusam da velocidade e põem em risco pedestres e outros motoristas”, relata Tonet.
O vereador ainda informa que é necessária a limpeza de terrenos baldios e construções de calçadas, além de melhorias em vias de paralelepípedos mais antigas, que estão bem irregulares e carecem de reparos.

Igreja da comunidade foi inaugurada em 1997. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário