Comunidades e Bairros: São Pedro e o acesso a Flores da Cunha
O bairro é basicamente residencial, com pequenos comércios, serviços e algumas indústrias
O bairro São Pedro é contornado pela ERS-122 e pelo pórtico Sul de Flores da Cunha, um dos mais tradicionais cartões-postais do município. A localidade possui infraestrutura que conta com a Unidade Básica de Saúde (UBS) Hildebrando Cardoso Pereira, praça, parque infantil e campo de areia. O salão comunitário, dedicado a São Pelegrino, foi construído recentemente em um projeto que envolveu integrantes da comunidade e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
Com a nova Lei dos Bairros, em abril de 2018, o São Pedro ganhou a primeira etapa do Parque Linear – que antes dessa legislação pertencia ao Pérola. O espaço, às margens do Arroio Curuzu, foi totalmente recuperado. Ali, anteriormente, viviam de forma irregular cerca de 80 famílias, que foram transferidas para as unidades habitacionais do bairro União. A mudança deu lugar a um ambiente alternativo de entretenimento, com acesso para pedestres e ciclistas por 400 metros, calçamento com bloquetos, área para recreação infantil, academia ao ar livre e bicicletário.
O bairro São Pedro é basicamente residencial, com pequenos comércios, serviços e algumas indústrias. Dentro dos seus limites territoriais, encontra-se a maior empresa de Flores da Cunha, a Fábrica de Móveis Florense, que possui atualmente um Valor Adicionado de 6,67% conforme o Perfil Socioeconômico de 2020.
Em setembro deste ano, a Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito do município iniciou as obras de substituição da ponte do Arroio Curuzu. A nova transposição será mista, de aço e concreto armado, e terá 10 metros de comprimento por 8 metros de largura. A troca da ponte, que será executada pela empresa Ecopontes, visa melhorar a vazão da água a fim de prevenir alagamentos, bem como facilitar o trânsito entre os bairros São Pedro e Pérola.
Melhorias constantes e necessárias na infraestrutura, para que a porta de entrada do município tenha cada vez mais atrativos que resultem na qualidade de vida de seus moradores.
0 Comentários