Geral

Comunidades e Bairros: Religiosidade sempre presente

Conheça um pouco da história das igrejas e salões comunitários de São Gotardo, Linha 60 e Linha 80

Linha 80
Conforme relatos, a imagem de Santo Antônio, padroeiro da comunidade, foi trazida da Itália pelas famílias Cavagnolli e Stuani. A primeira capela, feita de tijolo e pedra, foi construída há mais de 120 anos. Os moradores relatam que tempos depois da construção da igreja chegou à comunidade Valentin Ferrarini, que se caracterizava como uma pessoa de personalidade muito forte e que liderava os moradores. Com isso causou a antipatia das pessoas, que o proibiram de sepultar sua filha no cemitério da Linha 80. A partir desse fato, Ferrarini decidiu construir sua própria capela em honra a Nossa Senhora da Glória. A localidade ficou então com duas capelas, até a chegada do frei Eugênio Brugali, que sugeriu a união das capelas e a construção de apenas uma igreja que representasse a fé dos moradores. Assim, a atual capela, em honra a Santo Antônio, foi inaugurada no ano de 1952. 
A necessidade de um local para realizar as festas originou a construção do salão comunitário, com capacidade para mil pessoas. Através do Esporte Clube Rui Barbosa os moradores da Linha 80 se destacam em esportes como o jogo de bocha em areia e o futebol. Saiba mais na página 7.

São Gotardo 
Desde a chegada dos primeiros moradores a fé e a religiosidade sempre estiveram presentes no dia-a-dia de quem reside em São Gotardo.
Conforme pesquisa realizada pela professora de História, Graziela Mazzarotto, a primeira igreja, em honra a São Caetano e São Gotardo, foi construída em 1876, e localizava-se onde hoje se situa o salão de festas da comunidade. A imagem de São Gotardo foi trazida da Itália por Marcos Toigo em 1875.
Em 1905 foi inaugurada a segunda capela, feita de pedra e barro, no mesmo local da primeira. Em 1960 a comunidade adquiriu um terreno, de propriedade de Américo Ceconello, defronte à igreja da época, e construiu a atual igreja, cuja inauguração aconteceu em 1961. O salão de festas foi edificado no local onde antes se encontrava a antiga capela. 

Linha 60
Os primeiros imigrantes vindos da Itália construíram a primeira capela de tábuas de pinho rachado. Por volta de 1888, quando a nova capela já estava concluída, a comunidade se uniu para a construção da imagem dos padroeiros, São Bartolomeu e Santa Ana. Mas segundo uma pesquisa realizada pela professora de História Graziela Mazzarotto, por volta de 1930, um temporal destruiu a igreja, assim, com a ajuda de todos os moradores, fabriqueiros e festeiros da época, no dia 24 de agosto de 1914, tendo como cenário a 1ª Guerra Mundial, foi inaugurada a atual igreja. Dez anos após, foram adquiridos três sinos e na década de 20 construíram o primeiro campanário. Alguns anos após, esse foi substituído por outro, que existe até hoje, sendo inaugurado em 1991. A comunidade da Linha 60 também conta com um salão comunitário, que foi inaugurado por volta de 1891, com capacidade para 1200 pessoas.
A localidade também se destaca através da Sociedade Esportiva e Recreativa Duque de Caxias.

 - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário