Geral

Comunidades e Bairros: Das videiras ao Granja União

Salão da comunidade foi finalizado em 2019 e moradores projetam uma bela inauguração ao fim da pandemia

Originalmente inserido no bairro Aparecida, desde 2017 o Granja União se tornou um dos 18 bairros de Flores da Cunha. Localizado próximo à ERS-122, conta com vista de parte dos vinhedos da Vinícola Luiz Argenta. Aliás, a produção vitivinícola na localidade foi que determinou o nome do bairro, devido à antiga empresa proprietária da área.
Uma das primeiras moradoras do bairro, Rosa Dalcero Granoski, 64 anos, relembra que sua casa foi a primeira de alvenaria. “Várias famílias trouxeram a casa pronta”, conta. Outro morador bastante conhecido é José Araldi, 61 anos, que há 16 anos reside no bairro. “Eu morava de aluguel no Centro e tinha a empresa de ônibus, meu plano era comprar um terreno plano para colocar os carros, mas pelo valor e também pela logística comprei um aqui”, relembra Araldi, que faz parte da diretoria da comunidade juntamente com Bertinho Piccoli, que se estabeleceu no Granja União há 15 anos. “Aqui é um bairro muito bom, bonito, embora tinha poucas casas ainda, em 2006, mas é um lugar fantástico”, ressalta Piccoli. 
Conforme os moradores, quando iniciou a urbanização do ainda loteamento, foi uma explosão de vendas. “Eles diziam que iriam canalizar o esgoto, que iria ter rodoviária, uma escolinha para crianças. Então chamou a atenção de muitas pessoas, e logo teve um bar, um mercado e foi crescendo”, ressalta Rosa. 
Araldi também lembra que todos os terrenos foram vendidos rápido. “Eu, por exemplo, tive que comprar de um terceiro”. De fácil acesso e com uma visão privilegiada, o bairro também fica próximo ao Centro, mas já é autossustentável. “Temos vida própria, temos um bom mercado e empresas que geram empregos”, relata Piccoli. 
A comunidade se mobilizou por anos para a construção de salão comunitário, o que em 2019 se tornou realidade. Devotos a Nossa Senhora de Caravaggio, a santa foi escolhida por eleição para se tornar a padroeira do bairro. “Na época o Frei Costela nos deu a opção de três santos: Caravaggio, Santo Expedito e São Bento. Então foi feita a votação e Nossa Senhora de Caravaggio ganhou por um voto de diferença”, conta Rosa que estava presente. A votação ocorreu no dia 16 de novembro de 2009, na residência de Leocir Gazzola, conforme Atas do bairro. 
No novo salão, a comunidade reza as celebrações e também dão aulas de catequese, mas o que todos esperam é a realização da primeira festa. “Devido à pandemia não tivemos festas aqui. Esperamos que no ano que vem possamos fazer uma bela inauguração”, dizem os moradores. O salão foi concluído em 17 de fevereiro de 2019, quando uma procissão com a Santa foi realizada. 
A simplicidade do bairro e dos moradores se sobressai, mas ainda algumas melhorias devem ser feitas. “Gostaríamos de um ambiente de lazer, com praça para as crianças e academia ao ar livre para os idosos, mas o nosso principal pleito é a canalização do esgoto”, revelam.

Rosa, José e Bertinho falam do bairro Granja União e dos  desafios para a construção do salão comunitário.  - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário