Geral

Comunidade se prepara para as Missões Capuchinhas

Milhares de fiéis da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes estão engajados nos trabalhos

Um importante ato de fé está marcado para ocorrer nos próximos meses em Flores da Cunha. De 26 de abril a 16 de junho as comunidades que integram a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes receberão as Missões Populares Capuchinhas. Cinco freis missionários – Volmir Luís Warken, Valdir Inácio Schneider, Claudecir Fantini, Juan Miguel Gutierrez Méndez e Vandrigo Zacchi –, estarão no município levando mensagens de fé para as comunidades. As preparações iniciaram ainda em dezembro de 2018, mas tem se intensificado neste mês com reuniões nas comunidades e bairros de Flores. Atualmente, os fiéis estão vivendo o período de pré-missões, realizando encontros de família e tríduos preparatórios. São casos como os dos moradores da comunidade Santa Lúcia, no bairro Parque dos Pinheiros, que abraçaram as missões e estão envolvidos na decoração do bairro e na divulgação do evento religioso (leia mais abaixo). 
Conforme o pároco, frei Edson Cecchin, a vinda das Missões Capuchinhas para Flores da Cunha foi um pedido pessoal feito juntamente com o Conselho de Pastoral da Paróquia – formado por lideranças das 34 comunidades que integram a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – para um processo de reanimação da comunidade. “Como eu era missionário e trabalhava nessa equipe, achei muito válido trazer para a paróquia as Missões Capuchinhas. Desde que cheguei aqui em Flores, senti a importância da vinda dos missionários para que a comunidade retomasse a caminhada de fé”, destaca o frei.  Segundo ele, o evento religioso é uma “retomada do sentido de ser cristão e uma reflexão de como vivermos melhor a nossa fé na comunidade, na sociedade e na família”. 
Durante as missões, sete temas serão abordados: quem é a pessoa?, quem é Deus?, quem é Jesus Cristo?, quem é a Igreja?, Maria, mãe de Jesus, Família e Juventude. Os frades missionários também oferecerão um trabalho para as escolas sobre valores humanos. Após as missões, ocorrem alguns cursos de formação e treinamento para lideranças: Liturgia, Catequese, Coordenadores de Grupos de Reflexão, Pastoral da Juventude e Conselho de Pastoral Comunitário. A última vez que Flores recebeu as Missões foi em 1997.

Jovens abraçam as ações missionárias populares

A comunidade de Santa Lúcia, no bairro Parque dos Pinheiros, é uma das 34 localidades envolvidas na chegada das Missões Populares Capuchinhas. Mas um ponto que a difere das demais é o engajamento de jovens. Grande parte dos envolvidos na organização das missões no bairro tem menos de 30 anos. O que faz com que as atividades estejam propagadas inclusive nas redes sociais. O grupo montou uma página no Facebook para divulgar as ações realizadas na comunidade – quem quiser acessar o perfil é Missões Capuchinhas – Comunidade Santa Lúcia.
Conforme o coordenador geral, o estudante e catequista Edimar Azevedo, 23 anos, as quatro equipes que preparam as missões – liturgia, grupos de reflexão, propaganda e organização –, foram formadas por grupos mistos, contendo jovens em cada um deles. “Sempre me identifiquei com as causas católicas, sou catequista do bairro e faço o possível para integrar os jovens, pois eles são o futuro da nossa comunidade”, destaca Edimar. 
Para celebrar as missões, o grupo confeccionou camisetas, divulgou as missões com carros de som pelo bairro e produziu diversos materiais para convidar a população para participar da festa religiosa. “Todos estão bastante envolvidos, principalmente nossos catequizandos que estão confeccionando os cartazes. E as ideias dos jovens são sempre bem acolhidas por todos que fazem parte da comunidade. E isso é um diferencial. Todos decidem as atividades sempre juntos”, avalia. A coordenação também distribui para todas as famílias bandeirinhas nas cores branca, verde e vermelha para enfeitarem suas casas.
No bairro, as missões ocorrem de 4 a 9 de maio, e o objetivo é cativar a todos para que participem. Hoje, a comunidade está realizando os grupos de família. No total são 15 grupos participantes.

Programação das Missões Capuchinhas

De 26 a 29 de abril
Às 19h30min, nas comunidades de São Roque e Nossa Senhora da Fulina.

De 30 de abril a 3 de maio
Às 19h30min, nas comunidades de São Liberal (Serra Negra), São João Batista (Travessão Cavour), Nossa Senhora Medianeira, Santa Bárbara e Santa Libera.

De 4 a 9 de maio
Às 19h, nas comunidades de Nossa Senhora do Rosário (Nova Roma), Santa Lúcia (Parque dos Pinheiros), São Paulo, Santo Antônio (Linha 80) e São Cristovão.

De 11 a 14 de maio
Às 14h30min, nas comunidades de São Vitor, Monte Bérico, São João Bosco (Capoeirão), São Martinho e Nossa Senhora do Carmo.

De 15 a 19 de maio
Às 19h30min, nas comunidades de Nossa Senhora do Bom Conselho (Lagoa Bela), São Pelegrino (São Pedro), Nossa Senhora de Caravaggio (Granja União) e Santo Expedito (Monte Belo).

Dia 19 de maio
Às 19h, na comunidade de São Caetano.

De 21 a 26 de maio
Às 19h30min, nas comunidades de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida), São José, Nossa Senhora Consoladora (União) e Nossa Senhora de Fátima (Restinga).

De 28 de maio a 2 de junho
Às 19h30min, nas comunidades de São Gotardo, Nossa Senhora de Guadalupe (Pérola), São Francisco de Assis (Vindima) e São Pedro (Linha 100).

De 8 a 14 de junho
Às 18h, nas comunidades do Centro (Matriz), São João Batista (Alfredo Chaves) e Nossa Senhora das Dores (7 de Setembro).

Dia 15 de junho
Às 16h, celebração de Ação de Graças, no Ginásio Poliesportivo. 

Equipe organizadora confeccionou camisetas e aguarda ansiosa para a chegada das missões, que ocorrem de 4 a 9 de maio,  no bairro Parque dos Pinheiros.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário