Geral

Como está a estrutura do Parque da Vindima

A cinco meses da realização da 14ª Festa Nacional da Vindima, infraestrutura que abriga a festa passará por obras de melhorias

Ponto turístico de Flores da Cunha. Espaço para admirar a vista da cidade. Local onde se encontra o monumento ao galo, as casas coloniais, a Escola de Gastronomia UCS, o Memorial Fenavindima, a sede dos Escoteiros Alberto Mattioni e o antigo Núcleo de Produções Audiovisuais Maria Della Costa. Estrutura principal da Festa Nacional da Vindima. O Parque da Vindima Eloy Kunz, ou mais popularmente conhecido como os Pavilhões da Vindima, é o único espaço que abriga múltiplas funções. Por isso, a cinco meses da realização da maior festa do município é preciso voltar os olhares para ver como está a sua estrutura. A expectativa da organização da Fenavindima é atrair milhares de visitantes ao município de 14 de fevereiro a 1º de março de 2020 e ver como esses turistas serão recepcionados é a tarefa que o Jornal O Florense realizou nesta semana. Conversas com pessoas que utilizam o parque regularmente, com autoridades e responsáveis técnicos revelam que o espaço precisa ser melhorado se quiser abrigar a ‘festa das festas’.
Para o prefeito Lídio Scortegagna o maior gargalo do Parque da Vindima é o estacionamento. “Ou nós ampliamos o estacionamento ou acabamos com o evento”, enfatiza. O escritor e pesquisador florense, Floriano Molon, que foi secretário de Turismo no mandado dos ex-prefeitos Heleno Oliboni e Ernani Heberle, aponta que o espaço precisa de melhorias, sendo necessário criar alternativas para receber a população e os turistas. Para ele é preciso pensar na acessibilidade e na logística. “Quando fui secretário realizamos algumas melhorias, como o espaço de estacionamento na Rua 14 de Julho, em frente à escola 1º de Maio. Foi realizada uma taipa de pedras, plantação de árvores, mas nunca foi usado. É preciso resgatar a área, asfaltar, realizar a pintura das sinalizações. Além disso, precisamos pensar na questão da acessibilidade e reestruturação dos banheiros”, diz. A falta de sinalização de alguns pontos e a identificação de locais é outro ponto destacado. “É preciso fazer uma adequação para recepcionar bem as pessoas. Identificar aonde são os estacionamentos, os acessos ao parque e os atrativos”, comenta um empreendedor local. 
Conforme a secretária de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços, Fátima Ortiz, reformas serão feitas para abrigar a Festa Nacional da Vindima. Entre elas, a lavagem e a pintura dos pavilhões, além da reforma da Casa Dei Noni, que já foi iniciada. “O que precisar ser feito para que fique bom e bonito para a festa será providenciado”, aponta. 
Uma das possibilidades de melhorias é a abertura de uma rua em direção ao Loteamento Villa Toscana que ajudará no fluxo de veículos, auxiliando em mais de uma alternativa de entrada para o parque – atualmente existe a entrada principal pela Avenida da Vindima e outra pela Avenida Pelizzer.

Os banheiros

Estão previstas melhorias e adaptação com acessibilidade para os banheiros. Conforme Floriano Molon, não é possível frequentar nenhum dos banheiros, já que todos os acessos são por degraus. A reportagem do O Florense constatou que muitas maçanetas estão quebradas, há vasos sem tampa e problemas de infiltrações. 

Os Pavilhões

Com é uma estrutura antiga – a primeira estrutura foi construída em 1972, o segundo pavilhão em 1982  e o terceiro em 1999 – os pavilhões necessitam de investimento para troca de algumas portas e janelas, consertos de maçanetas – a porta lateral é aberta com uma chave de fenda –, e até a troca da iluminação para LED, para que se tenha um gasto menor com energia elétrica. Conforme a secretária de Turismo, Fátima Ortiz, os pavilhões passarão por uma lavagem e também pintura interna. O investimento será de R$ 104 mil. De acordo com Fátima, os camarins já receberam melhorias. 
O telhado que apresentava diversas goteiras, visíveis em dias de eventos, já foi arrumado segundo o prefeito Lídio. Como o ambiente possui dois pavilhões acoplados, um nivelamento entre as quadras e também um chão comum entre os ambientes seria necessário.

Bosque

Uma faixa de árvores foi licenciada e cortada para realizar melhorias necessárias. Conforme o prefeito Lídio, muitas das árvores que lá estavam danificaram o pavilhão e, nos próximos dias, uma movimentação de terra será realizada para deixar a área no nível da rua. “Esta manobra também vai ampliar o espaço de circulação das pessoas atrás dos quiosques e da casa centenária”, explica.

Estacionamento

Um dos maiores problemas do Parque da Vindima é o estacionamento. O prefeito Lídio Scortegagna diz que o espaço próximo à escola 1º de Maio foi iluminado para a escolha das soberanas e que para a festa receberá roçada e uma camada de brita. “Acho um pouco distante do parque. Temos uma área atrás do pavilhão que seria ideal para estacionamento, mas temos o bosque. Quando tiramos a faixa de árvores para ajeitar o local já recebemos muitas reclamações, imagina fazer um estacionamento ali”, declara. Segundo ele, esse espaço abrigaria até mil carros.

Monumento ao Galo

O monumento ao Galo recebeu melhorias para a 13ª Festa Nacional da Vindima com uma nova pintura. A mesma deve ser mantida para esta nova edição e a estátua deverá passar por uma limpeza. Um letreiro com a inscrição Flores da Cunha deverá ser instalado no monumento.

Restaurante

Reformado recentemente, o restaurante encontra-se em boas condições e não deverá passar por alterações. 

Casa Dei Noni

O espaço receberá investimentos. As novas instalações consistem na ampliação e reforma da antiga edificação que abrigava o Memorial Fenavindima, e o Núcleo de Produção Audiovisual (lado direito da entrada do parque). O novo local terá espaço para exposição e venda de produtos coloniais, cozinha e banheiros acessíveis. Contará ainda com a construção de um salão em que serão servidas refeições. O remanejo das instalações atuais também acolhe uma antiga reinvindicação da Escola de Gastronomia da UCS, que almeja a construção de um espaço de lazer no local da casa de madeira.

Memorial Fenavindima

Com a reforma da Casa Dei Noni, o Memorial Fenavindima ficará desabilitado. Conforme a secretária Fátima Ortiz, por causa da umidade do local, há anos não se utiliza mais da estrutura. As fotos e lembranças da Fenavindima estão expostas no primeiro andar da Casa Centenária. 

Núcleo de Produção Audiovisual 

Inaugurado em 2007 com o objetivo de se tornar um centro de referência e fomentação da produção cinematográfica na Serra Gaúcha, desde 2009 está de portas fechadas por falta de profissionais e investimento em equipamentos. A estrutura, que já abrigou a Secretaria de Turismo, será reformada para abrigar a Casa Dei Noni. Conforme o prefeito, a ideia é transferir o NPAV para a Casa da Cultura.  

Acessibilidade

Uma questão abordada pelo florense Floriano Molon foi o estacionamento prioritário próximo aos pavilhões. O prefeito reforça que o Parque possui muitas deficiências em questão de estacionamento e que estão elencando diversas hipóteses para melhorar a logística. A acessibilidade nos banheiros já está prevista na reforma.

Acesso coberto

Uma demanda da comunidade é um acesso coberto aos pavilhões. Em dias de chuva pode-se perceber uma diminuição do fluxo de pessoas no local quando há eventos e um acesso coberto auxiliaria. Existe um projeto de retirada dos canteiros na frente dos quiosques e elaboração de uma estrutura coberta do pórtico até a entrada dos pavilhões.

Casa centenária

A casa centenária de aproximadamente 200 metros, pertencente a Asdrubal Antoniazzi, com usufruto de Odaly Falavigna Antoniazzi, foi doada em outubro de 2009 à prefeitura municipal. Originalmente a casa estava instalada na Avenida 25 de Julho, ao lado do Supermercado Vermelhão. Em 2011, a edificação passou por uma restauração para a 12ª Fenavindima.  A casa de madeira de dois andares e um sótão seria utilizada como uma Central de Atendimento e Recepção ao Turista em dias de eventos. Hoje, ela abriga algumas fotos do Memorial Fenavindima. A prefeitura, por questões de segurança, impede a visitação no segundo andar, já que o andar superior apresenta deterioração. 
Conforme o prefeito Lídio, a casa está bastante danificada. “Quando a casa foi doada ao município deveria ter sido restaurada e preservada. Agora, infelizmente, ela está em péssimas condições e ainda não sabemos o que faremos com ela”, informa.

Alvará

Está aprovado pelo Corpo de Bombeiros, até fevereiro de 2021, o alvará do Parque da Vindima para a realização de eventos culturais, esportivos e feiras. Para a aprovação e elaboração do projeto foram investidos R$ 120,3 mil com a compra de hidrantes, sinalização de emergência, iluminação, corrimões e melhorias no telhado e portas.

Parque da Vindima. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário