Geral

Como cuidar da saúde na melhor idade?

As doenças vasculares são as principais causas de morte em pacientes com mais de 60 anos

Com o passar dos anos, o organismo se torna mais suscetível a desenvolver alguns problemas de saúde, exigindo alguns cuidados a mais. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), as principais causas de morte em pacientes acima de 60 anos são as doenças vasculares. “Nós, como profissionais da saúde, nos sentimos responsáveis por incentivar bons hábitos e informar a população sobre as doenças, suas prevenções, possibilidades de tratamento e cuidados específicos”, afirma o cirurgião vascular Vinicius Lain.

Confira quais são as quatro principais doenças vasculares e o tratamento específico para cada uma delas:

 

Aneurisma da aorta abdominal (AAA):

O que é?

O aneurisma é uma dilatação da parede da artéria. Aneurismas comumente acontecem na aorta, a principal artéria do corpo, que começa no topo do coração e desce através de seu tórax e abdômen.

Qual o tratamento?

Aneurismas maiores precisam ser reparados. Para isso, existem duas formas: cirurgia aberta e tratamento endovascular. A cirurgia aberta é feita através de um corte abdominal, pelo qual é retirado o aneurisma e um enxerto sintético é colocado no lugar. Porém, com técnicas modernas, hoje em dia o tratamento endovascular pode ser feito de forma menos invasiva. “Já estamos tratando o AAA com a colocação de uma endoprótese por pequenos cortes nas virilhas. Dessa forma, não é necessário fazer cortes no abdômen”, afirma o cirurgião vascular Felipe Zoppas.

 

Doença carotídea

O que é?

Temos vasos sanguíneos localizados em cada lado do pescoço que fornecem oxigênio e nutrientes para o cérebro. Estes vasos sanguíneos são chamados de artérias carótidas. Em algumas situações, elas podem ficar estreitas ou bloqueadas e quando isso acontece chamamos de doença da artéria carótida.

Qual o tratamento?

A cirurgia tem como princípio remover o acúmulo de gordura que bloqueia a artéria. Nesta operação a artéria é aberta e a placa de ateroma é removida. Carótidas podem ser desobstruídas com stents, embora o risco de desenvolver um AVC no procedimento seja um pouco maior que a cirurgia convencional.


Doença arterial obstrutiva periférica (DAOP)

O que é?

É um problema que afeta a circulação das artérias, geralmente na pernas, quadril e/ou braços. “Na DAOP, as artérias que transportam sangue do coração para as extremidades são estreitadas ou bloqueadas, reduzindo o fluxo sanguíneo”, explica o cirurgião vascular Herton Lopes. A DAOP afeta uma em cada 20 pessoas com mais de 50 anos de idade. Esta doença passa despercebida em cerca de 75% das pessoas que a têm. Quando diagnosticada, muitas vezes pode ser tratada. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais eficaz será o tratamento.

Qual o tratamento?

O tratamento para a doença arterial obstrutiva periférica depende da saúde geral do paciente, dos sintomas e dos resultados dos exames. “O tratamento pode ser uma combinação de mudanças no estilo de vida, medicamentos ou em casos mais sérios, optamos pela cirurgia para colocação de stents”, diz o especialista em cirurgia vascular Vinicius Lain.

 

Varizes 

O que é?

As varizes são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes que aparecem embaixo da pele das pernas e pés. Qualquer veia pode tornar-se varicosa. As pernas e os pés, no entanto, são mais frequentemente afetados. Isso ocorre porque quando você levanta e anda, aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. Essa é uma doença muito comum na população em geral, mas pioram ainda mais com a idade. Para algumas pessoas, as varizes são apenas um problema estético, não causando sintomas. Para outras, estas veias doentes podem trazer sintomas desagradáveis como inchaço, dor e latejamento.

Qual o tratamento?

Com o avanço da tecnologia, muitas opções de tratamento foram desenvolvidas, cada procedimento com suas características específicas. Para decidir qual a melhor opção, o médico cirurgião vascular fará alguns questionamentos e juntos decidirão qual a melhor opção para o caso. “Os tratamentos mais modernos que estamos utilizando são as aplicações de espuma e a cirurgia a laser. A aplicação de espuma é um procedimento relativamente simples, realizado no consultório médico. As varizes são puncionadas e a espuma é injetada. Guiada por ecografia, a espuma preenche as veias secando as grandes varizes quase que imediatamente. Já a cirurgia a laser substituiu a retirada da safena na cirurgia, causando menos danos aos nervos e vasos linfáticos”, esclarece o cirurgião Felipe Zoppas.

 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário