Geral

Comerciantes insatisfeitos com mudanças de horários

Alteração no período de carga e descarga, realizada pela prefeitura, visa auxiliar o fluxo de estacionamento na área central

Flores da Cunha tem uma frota de quase 24 mil veículos para uma população de pouco mais de 30 mil habitantes. Isso significa que, para cada 100 habitantes, existem 80 veículos circulando pelas ruas do município. O grande número de automóveis fez com que há cerca de 20 dias a prefeitura municipal alterasse os horários de carga e descarga de mercadorias. Ficou estipulado que as entregas devem ser feitas das 7h às 10h e das 19h às 22h. Porém, a mudança, que visa auxiliar o fluxo de estacionamento na área central, não agradou aos comerciantes. Eles alegam que o horário prejudica o comércio e se torna inviável – poucas lojas estariam abertas nesse período –, e que acaba atrapalhando o trânsito. Para o gerente da Loja Benoit, Willians Diego Faustino Leite, a alteração ficou complicada. “Nosso caminhão tem uma rota estabelecida para realizar as entregas das mercadorias e não tem como alterar o trajeto para compreender o horário imposto pela placa. Sempre recebemos o caminhão por volta das 10h30min e, neste período, isso se tornou uma confusão. As vezes, é preciso esperar os carros saírem das vagas, as vezes não tem espaço suficiente para o tamanho do caminhão. Todo dia é uma situação diferente”, lamenta Leite. 
Na Loja Volpato a situação se repete, já que o caminhão de entregas, apesar de chegar dentro do horário estabelecido, enfrenta outros problemas. “Nossa mercadoria chega por volta das 9h, mas, mesmo com as placas, muitos motoristas não respeitam o horário. Além disso, temos a saída dos nossos produtos e, durante todo o dia, é preciso de um espaço para carregar o material. Acredito que deveriam estar disponíveis vários horários”, enfatiza a gerente Cristina de Oliveira Garibaldi. 
O comerciante florense Jean Carlos Caetano acredita que não é necessário estipular um horário para carga e descarga. “Ninguém vai cumprir esses horários, é preciso usar o bom senso. Não precisa limitar, basta informar que quando estacionar o máximo permitido é de 15 minutos. Assim fica bom para todos os lados”, propõe. 
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Flores da Cunha já entrou em contato com a administração pública para conversar sobre as alterações feitas. “Achamos importante a padronização para que haja uma ordem, inclusive já visando as adequações que terão que ser feitas para implementação do estacionamento rotativo pago, assunto que estamos estudando e debatendo intensamente há meses. Contudo, entendemos que essa mudança precisa ser dialogada, levando em consideração algumas especificidades coletivas do varejo, como o fato do comércio estar fechado após às 19h e a maioria dos estabelecimentos utilizar as vagas para recebimento ou despacho de mercadoria em horário comercial”, enfatiza Panizzon. 
A CDL irá propor uma reunião com os comerciantes afetados para avaliar uma nova sugestão, que deverá ser encaminhada à prefeitura. De acordo com a secretária de Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, Ana Paula Ropke Cavagnoli, a alteração foi feita para liberar as vagas de estacionamento. “Havia muitas vagas de cargas e descargas e já faz um tempo que estamos tentando concentrar em algumas ruas, porque cada loja tinha o seu espaço com um horário diferenciado. Então nossa intenção foi padronizar. Mas, desde que não seja voltar com era antes, cada um tendo um horário, podemos adaptar novamente”, afirma.
Uma das intenções das mudanças nos horários de carga e descarga de mercadorias visa a implantação do estacionamento rotativo. Outro fator é a retirada do tráfego de veículos pesados na área central, como ocorre em outros municípios. “Muitas pessoas não entenderam o horário das 19h às 22h, mas é justamente para dar prioridade para quem utiliza o estacionamento. Os caminhões podem estacionar em qualquer horário, só não terão vaga exclusiva como estavam acostumados”, avalia. 
Os novos horários foram definidos pela prefeitura tendo como base as horas em que existe mais dificuldade para encontrar estacionamento.

Loja Benoit tem problemas diariamente em função da placa. Caminhão precisa parar no meio da rua para realizar a entrega das mercadorias.  - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário