Geral

Comemorando 10 anos, Espaço Cultural Akácio Camargo apresenta retrospectiva de seus espetáculos

A coletânea de peças apresentadas no decorrer dessa década acontece nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25, na Casa da Cultura

O Espaço Cultural Akácio Camargo comemora uma década de dedicação à arte e à comunidade com a “Retrospectiva Espaço Cultural Akácio Camargo”, uma compilação de apresentações que destacam sua trajetória. As apresentações serão realizadas nesta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25, às 15h e 20h, respectivamente, no Teatro Municipal Pedro Parenti, localizado na Casa da Cultura (Rua Dr. Montaury, 1333). Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos, ao valor de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada), na Casa da Cultura.

O Espaço Cultural Akácio Camargo destaca-se não apenas por sua contribuição à cultura e à dança na região, mas também por seu compromisso com a comunidade. Atualmente, o espaço oferece aulas de dança para o público infantil, juvenil e adulto, com mensalidades acessíveis. O valor arrecadado com as mensalidades é integralmente destinado à manutenção do espaço físico e ao pagamento dos profissionais que atuam no local. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 14h às 21h, com uma variedade de modalidades, desde balé clássico, dança contemporânea, jazz, danças urbanas e canto para crianças e adolescentes até pilates e danças de salão para o público adulto.

Além das aulas regulares, o Espaço Cultural Akácio Camargo abriga projetos socioculturais como “Impulso”, “Arte na Quebrada” e “Recriarte”. Essas iniciativas visam proporcionar o acesso ao ensino das artes para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos na comunidade periférica do bairro Planalto.

Trajetória do projeto

A história do Espaço Cultural Akácio Camargo começou na garagem dos pais de Akácio em 2013, com a ajuda de muitos artistas da cidade. Ao longo dos anos, o espaço cresceu, realizando uma série de espetáculo, incluindo “Grinch - Devolva-me o Natal”, “Alice”, “O Quebra-Nozes”, “Branca de Neve na Aldeia dos Anões”, entre outros.

Em 2019 o projeto mudou para sua atual sede no bairro Planalto, em frente a empresa Marcopolo. Já no ano seguinte, em período de pandemia, os alunos do Espaço Cultural realizaram um intercâmbio com a curadoria de Cléo Monteiro Lobato que resultou no espetáculo em homenagem ao centenário de Monteiro Lobato: “Sítio do Picapau Amarelo - 100 anos de Boneca Emília”. Todo o espetáculo foi criado de forma online, tendo sido apresentado e captado em vídeo-arte no teatro, com todas as medidas de segurança.

Em 2022 aprovamos o projeto “Arte na Quebrada - nosso palco é a favela” possibilitando a integração de mais 80 alunos inscritos. O espaço hoje tem estrutura para atender 120 alunos.

Por conta de seu compromisso com a arte, o Espaço Cultural Akácio Camargo foi homenageado pela Câmara Municipal de Vereadores de Caxias do Sul em abril de 2023, reconhecendo seus 10 anos de trajetória. E em 4 de outubro de 2023, a organização da sociedade civil (OSC) Espaço Cultural Akácio Camargo foi criada, marcando mais um marco em sua evolução.

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário