Geral

Com investimento de R$ 40 milhões, Caminhos do Alfredo é apresentado à comunidade

Rota com 11 empreendimentos, em Flores da Cunha e Nova Pádua, promete movimentar a economia e o turismo local

A Serra Gaúcha conta com uma nova opção em rota turística: o Caminhos do Alfredo – Enoturismo Rural. A apresentação oficial do roteiro – que foi idealizado no fim de 2018 – ocorreu na noite do último sábado, dia 22, na Cantina Gelain, junto ao Travessão Alfredo Chaves, em Flores da Cunha, em um jantar para convidados que reuniu o melhor da gastronomia local, com o tradicional merarosto, prato típico da região. 
“Nos mais de três anos que nós viemos à frente desenvolvendo esse roteiro, esses 11 empreendimentos, se somados todos, – entre quem fez novo, quem reformou, quem melhorou as estruturas para receber o turista – foram investidos mais de R$ 40 milhões aqui na rota do Alfredo Chaves. Tudo isso fez com que essas indústrias e empresas também investissem em qualidade para poder proporcionar não só uma experiência diversificada, mas que toda essa experiência esteja atrelada à qualidade dos produtos, porque isso vai fazer com que o consumidor, o turista, volte muito contente em ter passado alguns dias aqui”, revelou o presidente do Caminhos do Alfredo, Edegar Scortegagna.
No momento em que falamos de novos investimentos, consequentemente, estamos relacionando ao surgimento de vagas de emprego. De acordo com Scortegagna, ainda não há um número exato sobre a quantidade empregos diretos gerados, mas, ele acredita que seja superior a 50 vagas. “Uma coisa muito importante nesses empreendimentos é que todos eles são geridos e comandados pelos filhos, a quarta ou a quinta geração. Então é um público jovem quem está comandado esse espetáculo e isso fez com que esses empreendedores permanecessem na sua origem, sem ter êxodo, valorizando a terra e agregando”, destaca o enólogo, que complementa lembrando que a ideia do projeto surgiu de um grupo de amigos do Alfredo Chaves que decidiu chamar a comunidade para ver quem estava disposto a investir, ou, quem tinha alguma outra sugestão.
“É uma alegria muito grande, não só para mim como para todos os que fazem parte, porque foi um desafio, uma batalha, muito investimento, mas, nós sabemos que agora é o momento e, que o resultado vai chegar rápido. Eu tenho certeza que talvez daqui a quatro anos essa rota vai ser consagrada e vai ter muitos empreendimentos novos, que vão oferecer outras coisas, e muitos turistas estarão vindo para cá”, comemora, ao mesmo tempo em que menciona que, em breve, o número de leitos hoteleiros à disposição da comunidade deve dobrar, com novos projetos que já estão desenhados. Scortegagna também destacou o envolvimento da comunidade, o apoio do Sebrae, do Sicredi Serrana e da prefeitura de Flores da Cunha para tornar o sonho realidade. 
“Participamos, principalmente, na parte de planejamento e organização da rota, isso desde 2019. Com alguns encontros fomos organizando o conceito, o que seria trabalhado em cada empreendimento e também fornecemos consultorias individuais”, explica o gestor de Turismo do Sebrae RS na Serra Gaúcha, Emerson Monteiro, o qual destaca que o trabalho não para por aí: “Agora entramos em uma fase de promoção, de ajudar eles a se promoverem, a fincar a bandeira no mercado turístico gaúcho, brasileiro, e por que não, mundial? Então, vamos seguir apoiando, mas, a ideia é focar muito mais na promoção turística para que os turistas, de fato, venham para cá e aproveitem as experiências do Caminhos do Alfredo”. 
Monteiro também se diz impressionado com as paisagens do município, a capacidade empreendedora e a rapidez com que a rota foi desenvolvida. “É uma grande satisfação ver nascer essa rota nova com esse nível de competitividade, a diversidade de produtos turísticos é muito impressionante e temos certeza de sucesso dessa rota. Ela tem tudo para ser o principal roteiro turístico de Flores da Cunha e um dos principais da Serra Gaúcha”, comemora o gestor.

Crescimento no turismo e na economia 
A rota Caminhos do Alfredo – Enoturismo Rural vai gerar riqueza para todos os envolvidos, não só no travessão que dá nome a rota, mas, na Linha 40, em Nova Pádua, e demais comunidade vizinhas. 
“No turismo quanto mais nós conseguirmos compartilhar, agregar, todos saem ganhando. Então, com certeza, essa nova rota estará também atraindo visitantes turistas para Nova Pádua e a nossa ideia é fazer uma parceria, quem sabe, integrando esses caminhos e ampliando o número de empreendimentos, onde o visitante pode estar passando, tendo experiências novas, e isso é um ganho muito grande”, frisa a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Nova Pádua, Josenice Panizzon Bernardi.
Ponto de vista compartilhado pelo secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha, Tiago Centenaro Mignoni: “Com o Caminhos do Alfredo nós vamos somar mais tráfego turístico, serão cinco roteiros, uma oferta turística para todos, muito completa. Também pensamos em ter mais atrativos aqui em Flores da Cunha. Enquanto administração municipal estaremos fomentando a construção de novos roteiros, ajudando os empreendimentos a se estabelecerem aqui e nos mantermos como um destino turístico atrativo, com o intuito de crescer ainda mais, porque temos muito potencial”, destaca.
Mignoni também aproveita para convidar o público para visitar a rota: “Nós estamos em um momento bem propício para os turistas virem conhecer o Caminhos do Alfredo, nosso novo roteiro turístico, porque ‘É Tempo de Vindima’  em Flores da Cunha, de 20 de janeiro até 20 de março, onde celebramos a colheita da uva e, é um bom momento para que os turistas venham acompanhar de perto a colheita desse fruto especial”. 

Conheça os 11 empreendimentos: 
Caldart Graspa Artesanal: as visitações incluem degustação de graspa no varejo temático e muitas histórias do cotidiano da colônia, além de um memorial da família. 
Paradouro do Suco: oferece degustação de suco e harmonização com tábuas de frios e doces. Também há música ao vivo, passeio de caminhão personalizado; elevador com vista panorâmica, mirante para descanso, e varejo com produtos da Vinícola Malacarne. 
Vinhos Fabian: empresa familiar, localiza-se entre colinas de 780m de altitude, que proporcionam amplitude térmica para uma boa formação de componentes do vinho. 
Terrasul Vinhos Finos: sediada no histórico prédio que abrigou a Neo Costamilan e a Companhia Vinícola Rio-Grandense, a repaginação do espaço buscou preservar as características originais e acomodar a tecnologia necessária para melhorias.
Vinhos Viapiana: destaca-se pela produção de vinhos e espumantes diferenciados de altíssima qualidade que surpreendem sem perder a essência da tradição centenária. Conta ainda com o Gazoldo Trattoria, restaurante com menus que mudam a cada temporada.
Vinícola Bebber: a proposta principal é fazer vinhos que caiam no gosto do consumidor brasileiro, jovens, leves e elegantes. A vinícola disponibiliza visitas com degustações, além de um varejo para a compra de seus produtos e um charmoso Wine Bar. 
Vinícola Scortese: nasceu da necessidade de processar a própria uva cultivada, transformando-a em uma linha de vinhos de mesa, finos, espumantes e sucos de uva. 
Gran Nero Presunto Cru: a primeira empresa de presunto cru do sul do Brasil. O produto, resultado de quase uma década de pesquisas, é comercializado em lojas especializadas e une a qualidade da matéria prima nacional com o método de fabricação europeu.
Sucos Della Famiglia: agroindústria familiar que produz suco de uva tinto e branco 100% integral. São oferecidas visitas para conhecer o processo de produção.
Cantina Gelain: com uma vista privilegiada, oferece visitações guiadas, espaço ao ar livre para descanso com Wine Bar e restaurante para eventos com capacidade para até 75 pessoas. 
Colônia Família Bordin: oferece sossego e trilhas ecológicas em meio à mata nativa da região, apreciando as vistas da Cascata Bordin e mirantes para o vale do Rio das Antas e os vinhedos da propriedade.

Presidente do Caminhos do Alfredo, Edegar Scortegagna. - Karine Bergozza
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário