Geral

Com a palavra, os candidatos florenses

Confira as respostas de Giovana Ulian (PP), Heleno Oliboni (PDT) e Lídio Scortegagna (PMDB) para as perguntas enviadas por leitores

Nesta edição, a penúltima antes do pleito municipal deste ano, os candidatos à prefeitura de Flores da Cunha respondem a 10 perguntas enviadas por leitores. Os questionamentos foram repassados às assessorias de Giovana Ulian (PP), da coligação Aliança Progressista (PP/PPS); Heleno Oliboni (PDT), da coligação União, Experiência e Responsabilidade; e Lídio Scortegagna (PMDB), da coligação Flores Unida (PMDB/PSB/PSDB/DEM/PRB/PCdoB/PT/PTB/PTdoB). Dentro do Plano de Cobertura das Eleições 2012 d’O Florense,

Mais adiante, nas páginas 8 e 9, apresentamos as principais propostas dos Planos de Governo dos prefeituráveis de Nova Pádua, Gelson Sonda (PP), da coligação Unidos por Nova Pádua (PP/PDT/PT/PSB); e Itamar Bernardi (PMDB), da coligação Certeza de Trabalho e Transparência (PMDB/PSDB/PCdoB). No dia 5 de outubro, a última edição antes do pleito (que será no dia 7) trará entrevistas com os candidatos à prefeitura de Flores e Nova Pádua com uma avaliação da campanha. No dia 8 circulará uma edição extra com a cobertura completa das eleições em ambos os municípios – diariamente as informações podem ser conferidas em www.jornaloflorense.com.br.

Respostas da coligação Aliança Progressista

Cultura: Nas propostas dos candidatos a promessa de mais de 20 anos está presente, “Construção da Casa da Cultura”. A promessa está entre as prioridades ou apenas é mais um item de sonhos esquecidos como a reativação do NPAV? Qual é o plano real para ambos os assuntos?
A Casa da Cultura é um plano real. Tanto, que esta noite, no comício do salão paroquial, apresentaremos, em primeira mão, o nosso projeto referente a essa questão. Convidamos a todos que desejarem uma resposta real a esta pergunta a comparecerem no nosso encontro. Nosso projeto é uma surpresa, um presente para nossa Flores. Com relação ao NPAV, a reativação deve ser imediata para potencializar a realização do Astro e outras iniciativas como oficinas de vídeo e fotografia. O NPAV também será contemplado neste projeto que iremos apresentar no comício.

Infraestrutura: A internet privada, hoje, está esgotada, e a pública é ineficiente. Como será solucionado este problema?
Além da internet, a telefonia móvel está com problemas. Por isso, vamos contatar as empresas de comunicação responsáveis pelo atendimento em nosso município e cobrar a instalação da infraestrutura necessária para qualificar a questão da comunicação. Se necessário for, subsidiaremos tal implementação. Na área rural e urbana, onde o sinal de celular é fraco ou nulo, vamos cobrar o atendimento da lei, junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que diz que 80% do território do município deve estar coberto por sinal de celular. Queremos montar a infraestrutura necessária para instalação da Cidade Digital em Flores da Cunha e, para isso, buscaremos parcerias com os governos e empresas.

Funcionalismo: Como será realizada a valorização do funcionalismo público municipal? Haverá melhorias no vale refeição, que está muito abaixo do necessário? Haverá vale transporte para os funcionários públicos que realmente necessitam?
Os funcionários serão tratados com muito respeito e dignidade e, para isso, vamos ouvir as demandas e criar mecanismos para valorizar os que trabalham e inovam. Além disso, vamos revisar a estrutura administrativa melhorando e viabilizando um Plano de Carreira, adaptando o projeto feito pelo atual governo. Sabemos que há uma defasagem nos salários, mas para isso temos que fazer uma reforma administrativa completa. Também queremos promover cursos de formação básica e parceiras com universidades, centros de pesquisa, escolas e outros municípios para construção de instrumentos de gestão e capacitação para desburocratizar o serviço. Com relação ao vale-refeição e o vale-transporte, serão analisados juntamente com o Sindicato dos Servidores e o Departamento Jurídico.

Saúde: Serão construídas novas unidades básicas de saúde (UBSs) em Flores da Cunha e em quais locais?
Sem dados das demandas e necessidades nada podemos afirmar. A administração é totalmente carente de informações e dados. Qualquer empresa quando toma decisões as faz com base em dados precisos. Após, serão levantadas as necessidades dos bairros e localidades que poderão ser atendidas também pelo Programa de Saúde da Família (PSF) e aí sim poderemos afirmar. Temos um projeto de teleagendamento de consultas que vai acabar com as filas, o que possibilita que mais pessoas possam ser consultadas na unidade central. Esse sistema de agendamento de consultas por telefone, de forma gratuita, também tem o objetivo de diminuir o tempo de espera para procedimentos médicos, cirurgias e exames. O atendimento de urgência será feito em parceria com o Hospital Fátima, onde o município aumentará o recurso que será usado para ampliação do pronto-atendimento e o aumento de médicos de plantão.

Cultura e Desporto: Os jovens de hoje são o futuro da nossa cidade, por isso é necessário apresentar propostas destinadas a eles. O que será feito para que os jovens de Flores da Cunha tenham acesso à diversão e arte sem cair no mundo das drogas e afins? Quais serão os projetos destinados a eles para que possam desfrutar de boa literatura, música e cinema?
Certamente precisamos reter nossos talentos. Por isso iremos apoiar as entidades constituídas e engajá-las na organização de eventos locais. Vamos nos valer da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e o Fundo Municipal, que deve ser criado. Também vamos promover a educação para a cultura nas escolas com projetos permanentes, por meio da música, dança, teatro e artes em geral. Incentivar também, por meio do Fundo, os grupos de danças e musicais, corais, teatro, artes plásticas e visuais. Vamos capacitar agentes de cultura para viabilizar projetos culturais a nível estadual e federal. É de fundamental importância a proteção do patrimônio material e imaterial (dialeto, gastronomia italiana e trabalhos artesanais).

Planejamento: O transporte coletivo é uma necessidade. A previsão é de que o serviço seja implantado até o final de 2012 com quatro trajetos. Está nos planos de governo ampliar para outras comunidades o serviço?
Atualmente está sendo elaborado o Plano de Mobilidade Urbana e que apontará, entre outras necessidades, o formato que o transporte coletivo deve ocorrer. Essa decisão é técnica e deve ocorrer a partir de estudos. Mas, além do transporte urbano, queremos promover investimentos para criação de projetos como ‘transporte ecológico’, como por exemplo ônibus elétricos e até mesmo transporte sobre trilhos, ciclovias. Também devemos pensar na cidade ‘caminhável’, como ocorre em outros locais do Brasil e do mundo.

Educação: O que será feito para ampliar a educação e, consequentemente, índices importantes como o Ideb, resultando em um cidadão melhor?
Nosso objetivo maior será promover uma educação de excelência na sua diversidade, formando pessoas comprometidas com a cidadania. Para isso vamos incentivar a inclusão de temas transversais na prática pedagógica, como educação para o trânsito, segurança, meio ambiente, sexualidade, cidadania e outros. Também é urgente definir uma proposta pedagógica para toda a rede municipal de ensino, dando condições a mesma para ser desenvolvida em todas as escolas. Vamos retomar o Plano Decenal, que fará o planejamento em longo prazo e também a eleição direta de diretores de escola. Mas para tudo isso ocorrer vamos precisar de professores comprometidos e, por isso, eles terão nossa atenção especial por meio da revisão do plano de carreira e a formação contínua da equipe gestora e de funcionários das escolas (merendeiras, serventes, secretários, bibliotecárias, monitores). A questão educação infantil (creches) é urgente e será ampliada.

Saúde: Como ter maior controle na distribuição gratuita de remédios no posto de saúde central?
Para isso será criado um Sistema de Informações Gerenciais (SIG) nas unidades, para gerar um cadastro único de informações da saúde do cidadão, que poderá ser acessado de qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e pelo hospital. Assim, ficarão registrados no sistema os atendimentos de cada cidadão e os medicamentos retirados e o prazo até nova solicitação. Mas além de investir em medicamento precisamos investir na prevenção – investir efetivamente em saúde.

Lazer: O jornal O Florense já abordou a situação de abandono das praças nos últimos anos. Como serão feitas melhorias nos espaços sabendo que a administração não tem mão de obra específica para isso?
Vamos criar um programa de adoção das praças da cidade, por empresas, entidades ou particulares, com descontos de impostos ou outros benefícios, e trabalhar com a educação para preservar estes locais. Nosso objetivo é a revitalização da Praça da Bandeira e o Largo da Matriz, sem perder suas características originais, aproveitando o projeto existente na prefeitura e que foi debatido amplamente com arquitetos da cidade. Nos bairros vamos instalar parques infantis e academias ao ar livre para toda a população. E para deixar a cidade mais bonita, implantaremos um projeto de arborização e revitalização de calçadas.

Trânsito: O prolongamento da Avenida 25 de Julho, no Acesso Sul, é a principal ligação de Flores da Cunha com Caxias do Sul. A duplicação da Avenida, impedindo os constantes congestionamentos devido ao tráfego de caminhões pesados, é uma obra que será viabilizada?
Mais um assunto que o Plano de Mobilidade Urbana deve apontar. Projetaremos a revitalização da Avenida 25 de Julho e acessos da cidade para melhorar o trânsito e a estética com iluminação e calçadas adequadas. Se quisermos ter uma cidade turística precisamos de, no mínimo, uma bela avenida e uma praça central atraente.

Respostas da coligação União, Experiência e Responsabilidade

Cultura: Nas propostas dos candidatos a promessa de mais de 20 anos está presente, “Construção da Casa da Cultura”. A promessa está entre as prioridades ou apenas é mais um item de sonhos esquecidos como a reativação do NPAV? Qual é o plano real para ambos os assuntos?
A construção da Casa da Cultura é um compromisso que assumimos. O NPAV foi uma das conquistas da administração de Heleno Oliboni (PDT). Exatamente por ter sido o responsável pela sua aquisição, entendemos que sua reativação é de fundamental importância para valorizarmos e atendermos as entidades, eventos oficiais do município e ações do Festival de Cinema Estudantil – Astro, que também nasceu em nosso governo, promovido pela Escola São Rafael.

Infraestrutura: A internet privada, hoje, está esgotada, e a pública é ineficiente. Como será solucionado este problema?

Internet é uma necessidade imediata. Diante disso, buscaremos exemplos em outros municípios que implantaram e que tem atendimento eficaz para que possamos também oferecer ao cidadão florense o acesso a essa ferramenta indispensável ao desenvolvimento do município. Encaminharemos junto às empresas de telecomunicação a implantação de sistema que seja econômico e eficiente para o nosso município.

Funcionalismo: Como será realizada a valorização do funcionalismo público municipal? Haverá melhorias no vale refeição, que está muito abaixo do necessário? Haverá vale transporte para os funcionários públicos que realmente necessitam?
A valorização do funcionalismo será por meio de uma justa remuneração e, mais do que isso, vamos eleger todos os funcionários públicos municipais como colegas de trabalho, como colaboradores e como amigos, proporcionando um exemplar ambiente e condições de trabalho, igualando-o a um ambiente familiar. Faremos a reforma administrativa conforme a real necessidade, revisando o plano de cargos e salários definindo com precisão as atividades insalubres e a implantação do novo plano de carreira do magistério público municipal. No vale-refeição, criado na administração de Oliboni, aplicaremos o índice da inflação no seu reajuste. Por meio de uma criteriosa avaliação e da definição de uma distância mínima, concederemos vale-transporte aos que necessitam ou aos que não estão cobertos pelo transporte da prefeitura.

Saúde: Serão construídas novas unidades básicas de saúde (UBSs) em Flores da Cunha e em quais locais?
Oliboni implantou o atendimento 24 horas no posto de saúde central, com funcionamento nos 365 dias do ano. Sabendo desta necessidade, ampliaremos para 24 horas o funcionamento das unidades básicas de saúde onde houver necessidade. Ampliaremos o Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi cuja verba de R$ 400 mil foi destinada pelo Secretário Estadual da Saúde Ciro Simoni (PDT). Concluiremos os postos de saúde em construção. Primeiro, faremos funcionar plenamente os postos de saúde existentes com maior distribuição de remédios, exames e todas as complexidades. Depois, construiremos outros se houver demanda e necessidade como no bairro União. Ampliaremos o convênio com o Hospital Fátima nas diversas áreas de serviços, bem como adquiriremos aparelhos para realizar cirurgias por videolaparoscopia, histeroscopia e colonoscopia, os quais cederemos em comodato ao Hospital para que atenda toda a população.

Cultura e Desporto: Os jovens de hoje são o futuro da nossa cidade, por isso é necessário apresentar propostas destinadas a eles. O que será feito para que os jovens de Flores da Cunha tenham acesso à diversão e arte sem cair no mundo das drogas e afins? Quais serão os projetos destinados a eles para que possam desfrutar de boa literatura, música e cinema?
Destinaremos 0,5% do orçamento bruto do município para o desenvolvimento de atividades culturais. Construiremos a Casa da Cultura que promoverá teatro, música, dança, cinema, biblioteca e videoteca e ofereceremos sala equipada com laboratório de informática e internet para que os estudantes possam realizar pesquisas e grupos de estudo. Na Praça da Bandeira construiremos uma Concha Acústica e toda a infraestrutura necessária para a realização de eventos artísticos e culturais. No Parque de Rodeios Antonio Dante Oliboni, além do Rodeio Crioulo Nacional e da Semana Farroupilha, construiremos uma pista de kart, de aeromodelismo, de motocross e jipecross, arrancadão, veloterra, mountain bike e paintball, entre outros. Concluiremos o ginásio poliesportivo, estimulando sua utilização, e organizaremos campeonatos nas mais diversas modalidades, como futebol, vôlei, futesete e artes marciais, entre outros. Também reestruturaremos a Copa Internacional de Futebol. Organizaremos um calendário de atividades para utilizar durante todo o ano a estrutura do Parque de Rodeios com transporte, facilitando a participação de todos.

Planejamento: O transporte coletivo é uma necessidade. A previsão é de que o serviço seja implantado até o final de 2012 com quatro trajetos. Está nos planos de governo ampliar para outras comunidades o serviço?
O transporte coletivo foi implantado no último ano do governo Oliboni, em 2004. Se implantado novamente em 2012, daremos continuidade a este serviço e ampliaremos para todas as comunidades onde houver demanda, mesmo as do interior, pelo menos uma vez por semana. Se houver necessidade, subsidiaremos o custo para que a população tenha um transporte coletivo de qualidade a preços módicos.

Educação: O que será feito para ampliar a educação e, consequentemente, índices importantes como o Ideb, resultando em um cidadão melhor?

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deu um salto de qualidade nos últimos anos em nosso município. Para dar continuidade a estes avanços desenvolveremos projetos e ações que qualifiquem ainda mais o ensino público, tornando-o modelo de gestão para a região, Estado e país. Entendendo que a educação garante um futuro melhor aos nossos filhos, valorizaremos o professor, que é o pilar de sustentação da educação. Construiremos creches, escolas de tempo integral e incentivaremos a continuidade dos estudos com o transporte gratuito aos universitários, item registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 5 de julho de 2012. Também implantaremos a educação de jovens e adultos para o ensino médio e ofereceremos cursos profissionalizantes atendendo à demanda local, preparando o cidadão para o mercado de trabalho.

Saúde: Como ter maior controle na distribuição gratuita de remédios no posto de saúde central?
Criaremos um banco de dados para termos controle efetivo da distribuição, e capacitaremos os profissionais responsáveis pela entrega do medicamento, exigindo relatórios semanais das quantidades, diversidade dos remédios distribuídos e pessoas beneficiadas.

Lazer: O jornal O Florense já abordou a situação de abandono das praças nos últimos anos. Como serão feitas melhorias nos espaços sabendo que a administração não tem mão de obra específica para isso?

Inicialmente, faremos a reformulação total da Praça da Bandeira. Buscaremos a mão de obra mais qualificada possível para fazermos as melhorias necessárias nos espaços. Após, qualificaremos a mão de obra existente para a manutenção das praças, parques, passeios públicos, calçamentos, rotatórias de acesso da cidade com ajardinamento, arborização e limpeza de ruas e terrenos baldios. Desenvolveremos conjuntamente com a população projetos de embelezamento da cidade.

Trânsito: O prolongamento da Avenida 25 de Julho, no Acesso Sul, é a principal ligação de Flores da Cunha com Caxias do Sul. A duplicação da Avenida, impedindo os constantes congestionamentos devido ao tráfego de caminhões pesados, é uma obra que será viabilizada?
Faremos a remodelação da Avenida 25 de Julho no Acesso Sul com a construção da terceira pista, canteiro central, ajardinamento, ampliação do passeio público e troca de iluminação para lâmpadas LED ecologicamente corretas.

Respostas da coligação Flores Unida

Cultura: Nas propostas dos candidatos a promessa de mais de 20 anos está presente, “Construção da Casa da Cultura”. A promessa está entre as prioridades ou apenas é mais um item de sonhos esquecidos como a reativação do NPAV? Qual é o plano real para ambos os assuntos?
Viabilizaremos a construção e funcionamento da Casa da Cultura, por meio de captação de recursos, com oferta de programação diversificada a todos os públicos. Temos um plano de ação para reativar e fortalecer o Núcleo de Produção Audiovisual (NPAV), que contará com investimentos na reforma do espaço físico e nomeação de um coordenador. Além disso, será feito inventário e levantamento das necessidades de aquisição de novos equipamentos, com recursos que serão buscados por meio de projetos via Lei de Incentivo à Cultura. Em parceria com a Diretoria de Cultura, coordenação do NPAV, Apac e Conselho Municipal da Cultura, criaremos o programa ‘Mais Cultura’, com oficinas permanentes para disseminar a cultura nas áreas de cinema, vídeo, música, teatro, dança, corais e fotografia, entre outros. Com engajamento de todos desenvolveremos a ‘Semana de Arte e Cultura do Município’.

Infraestrutura: A internet privada, hoje, está esgotada, e a pública é ineficiente. Como será solucionado este problema?
Implantaremos rede de internet em locais públicos na área urbana e em pontos do interior. Também proporemos aos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Serra Gaúcha a instalação, com recursos do próprio Consórcio, de antenas em pontos estratégicos, que possam abrigar internet e telefonia. Essa medida resolverá um problema que é regional, beneficiando muitas localidades, como Otávio Rocha, Mato Perso, Linha 80 e outras que têm dificuldades de comunicação via sinal de telefonia móvel.

Funcionalismo: Como será realizada a valorização do funcionalismo público municipal? Haverá melhorias no vale refeição, que está muito abaixo do necessário? Haverá vale transporte para os funcionários públicos que realmente necessitam?
Vamos revisar o Plano de Carreira do servidor público para valorização do profissional, com investimentos em espaços de qualificação técnica e formação específica, na área em que atua. A partir desses incentivos, melhoraremos o desempenho da máquina pública, oportunizando ascensão salarial e profissional, promovendo políticas para a motivação da categoria. Consequentemente, qualificando o atendimento à população. Discutiremos com o Sindicato dos Servidores Municipais e categoria valores do vale-refeição para que sejam justos e compatíveis com o custo de vida e disponibilizaremos vale-transporte aos servidores que tiverem necessidade.

Saúde: Serão construídas novas unidades básicas de saúde (UBSs) em Flores da Cunha e em quais locais?
Vamos fortalecer e garantir o funcionamento pleno das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nas localidades em que já existem, com médicos, dentistas e outros profissionais para atender às demandas diárias, além da ampliação das especialidades médicas e número de exames oferecidos, assumindo compromisso de que não faltem remédios a quem precisa. Também faremos diagnóstico para verificar quais locais necessitam posto de saúde e construiremos novas UBSs, onde houver mais necessidade. O funcionamento pleno das UBSs é fundamental, juntamente com a implantação do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Cultura e Desporto: Os jovens de hoje são o futuro da nossa cidade, por isso é necessário apresentar propostas destinadas a eles. O que será feito para que os jovens de Flores da Cunha tenham acesso à diversão e arte sem cair no mundo das drogas e afins? Quais serão os projetos destinados a eles para que possam desfrutar de boa literatura, música e cinema?
Utilizaremos o Fundo Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura para desenvolver projetos culturais (dança de rua, teatro amador, música, literatura e cinema) e apoiar festivais culturais, como o Astro – Festival de Cinema Estudantil, entre outros. Criaremos um calendário anual de atividades esportivas de diversas modalidades recreativas, e gincanas que envolvam, além da rede escolar, a população em geral, por meio de associações, bairros e agremiações. Além disso, criaremos o Centro de Eventos, com estrutura e local específico. O espaço beneficiará especialmente os jovens que gostam de esportes com adrenalina, pois terá local adequado e seguro para prática de atividades de jipeiros, gaioleiros, motoqueiros, carros de corrida, carros para os borrachões e som automotivo, entre outras.

Planejamento: O transporte coletivo é uma necessidade. A previsão é de que o serviço seja implantado até o final de 2012 com quatro trajetos. Está nos planos de governo ampliar para outras comunidades o serviço?
O primeiro e importante passo será garantir que dê certo o transporte público nesses quatro trajetos definidos, apontados por estudo de viabilidade. Se necessário, subsidiaremos o transporte para que se consolide nesses locais. Ao mesmo tempo, ouviremos a população para saber quais horários, trajetos e roteiros são de maior necessidade. A partir disso, ampliaremos a outras localidades gradativamente até que se estenda a todo o município.

Educação: O que será feito para ampliar a educação e, consequentemente, índices importantes como o Ideb, resultando em um cidadão melhor?
Implementaremos políticas para a valorização dos profissionais de educação, com programas de formação técnica e pedagógica continuada de professores e gestores, com alinhamento da orientação teórica as mais recentes pesquisas na pedagogia e didática. Também vamos elaborar o Plano Municipal de Educação com a comunidade escolar; estabelecer o processo de eleição das equipes diretivas e conselhos escolares; instituir a autonomia financeira nas escolas; e implantar estratégias para resgatar a participação da família nas atividades. Ampliaremos estrutura física das escolas municipais para que tenham espaços adequados para a prática de esportes (quadras internas e externas), com atualização de equipamentos e programas dos laboratórios de informática e disponibilização de equipamentos multimídia.

Saúde: Como ter maior controle na distribuição gratuita de remédios no posto de saúde central?
Retomaremos o programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), ampliando a outras regiões, para estreitar o relacionamento da comunidade com a equipe de profissionais da saúde, desafogar os atendimentos nos postos e fazer a prevenção de doenças. Dessa ação, resultará um diagnóstico nas famílias para avaliar as necessidades de saúde. Os dados coletados serão disponibilizados num sistema informatizado que possibilite o cruzamento de informações do ESF com as secretarias de Educação e Desenvolvimento Social. Com essas três áreas atuando junto à comunidade será possível termos um quadro social que possibilitará avaliarmos demandas. Para garantir que os remédios sejam disponibilizados a todos, capacitaremos os profissionais da saúde e criaremos um cadastro específico que possibilite a compra necessária e distribuição de remédios a quem necessita.

O jornal O Florense já abordou a situação de abandono das praças nos últimos anos. Como serão feitas melhorias nos espaços sabendo que a administração não tem mão de obra específica para isso?
Vamos revitalizar praças, parques, jardins e canteiros públicos, tornando esses locais um ponto de convivência ao ar livre. Também faremos melhorias na iluminação pública para oferecer mais segurança à comunidade. Para isso, investiremos em qualificação e motivação do servidor, equipamentos, manutenção e zeladoria nos espaços públicos. Se necessário, buscaremos parcerias para qualificarmos ainda mais o trabalho e garantirmos espaços de lazer adequados, limpos e seguros à população.

Trânsito: O prolongamento da Avenida 25 de Julho, no Acesso Sul, é a principal ligação de Flores da Cunha com Caxias do Sul. A duplicação da Avenida, impedindo os constantes congestionamentos devido ao tráfego de caminhões pesados, é uma obra que será viabilizada?
Vamos projetar e desenvolver o anel viário para facilitar o escoamento da produção e desafogar o trânsito na região central da cidade. Além disso, demarcaremos vias para o fluxo de veículos pesados e implantaremos estacionamento próprio para veículos de carga. Também reformularemos a Avenida 25 de Julho, com a construção de rotatórias, terceira pista, colocação de semáforos, melhorias no acesso a São João e Santa Bárbara, entre outros locais, de acordo com estudo arquitetônico e de mobilidade urbana, pensando Flores da Cunha no futuro, com acesso fácil e seguro. Viabilizaremos junto aos governos estadual e federal parcerias para asfaltamento da Estrada Velha entre Flores e Caxias do Sul.



 - Reprodução
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário