Geral

Clube e comunidade: a união que dá certo

CER Cruzeiro comemorou 91 anos em 2021

A dedicação pelo trabalho social é uma das características dos moradores de São Gotardo. A comunidade sempre se une na organização de almoços beneficentes e festivos. E o esporte tem espaço garantido. Com sua sede junto ao salão da comunidade, o Clube Esportivo e Recreativo Cruzeiro – CER Cruzeiro – conta com equipes de diversas modalidades esportivas, entre elas futebol, vôlei e bochas.
O CER Cruzeiro é uma das entidades mais antigas e atuantes na localidade de São Gotardo e Flores da Cunha, com 91 anos de atuação.
Conforme a presidente do Clube, Juliana Maria Muraro Rigo, tudo começou em 1929. “Foi com o meu bisavô, José Toigo. Ele e os amigos se reuniram para encontrar um lugar para ser o campo de futebol”, conta ela.  
Conforme o livro ‘90 anos do Clube Cruzeiro - Histórias e Conquistas’, “em 1929 houve uma reunião organizada por Bortolo Cecconello, Antonio Marini, José Toigo, Victório Toigo e Bertolin Boff, no bar do Toigo, para definir o local onde iria abrigar o campo de futebol. Os primeiros encontros para os jogos ocorriam junto a um potreiro, localizado nas terras dos Toigo, onde depois foi construída a empresa Toigo Móveis S.A.. Na ocasião, José Toigo emprestou o terreno para a construção do primeiro campo de futebol. Devido ao grande envolvimento da comunidade com o futebol, inclusive de moradores das cidades próximas, em 1942 cogitou-se a possibilidade de construir um campo maior. No fim da década de 50, o campo da comunidade passou a ser localizado na Rua 5 de Maio, onde atualmente encontra-se a casa de Janir Toigo e o Solarium Center. Em 1968, houve a necessidade novamente de mudar o campo de futebol e construíram o campo atual”. 
Conforme Juliana, não se pode falar do Cruzeiro sem falar da comunidade. “No ano passado, quando fizemos a revista dos 90 anos, eu precisei ler todas as atas da comunidade, porque não existiam registros separados da igreja e do clube. Não temos como desligar os dois, eles são integrados, e isso permanece até hoje”, conta a presidente.
Embora a fundação do Esporte Clube Cruzeiro tenha sido em 6 de janeiro de 1930 – contando com 60 associados – a primeira ata da instituição é de 1º de janeiro de 1966, tendo como presidente Ivo Cecconello e como secretário geral Darcy José Toigo. O intuito da assembleia era legalizar o Cruzeiro, criando um estatuto para ser registrado em cartório. 
“Desde o começo o Clube e a comunidade têm uma relação boa. Tudo que acontece dentro do Clube, acontece não só para os sócios, é para a comunidade. A quadra de esportes, por exemplo, é emprestada para a escola, pois eles não têm quadra para Educação Física. Eles a utilizam também para os eventos escolares, como festa junina, formatura, festa da família que ocorre na sede campestre, reunião de pais. Então não tem como a gente dizer é só o Clube Cruzeiro. É uma relação de comunidade. Além dos Clubes de Mães, casamentos, formaturas”, enaltece Juliana. 

A história e o futuro
A família de Juliana sempre teve uma relação de amor com o Clube, iniciando com seu bisavô. “Precisamos ter muito respeito a esses primeiros que vieram, depois fomos ampliando, melhorando, mas tudo que eles fizeram não pode ser esquecido. E não é só a minha família, esse grupo que iniciou, em 1929, foi um grupo muito forte, e os descendentes, todos estão em São Gotardo. Então a minha história é igual à de muitos moradores da comunidade”, enaltece.  
Hoje o CER Cruzeiro tem em torno de 300 sócios, e o futuro está nas mãos dos jovens. “Nós temos muitos jovens que são sócios e que têm uma paixão pelo Clube, e essa paixão que move a gente, faz com que todos participem, na medida do possível. Vemos que essas pessoas darão continuidade”, enaltece Juliana. 
E quando falarem do Cruzeiro de São Gotardo, lembre-se, não é apenas futebol. “O Cruzeiro é muito mais. É cultural, recreativo e temos uma forte relação com a comunidade durante  a escolha das soberanas da Fenavindima e com os desfiles, que desde os anos 2000 contam a História do Galo”, finaliza a presidente.

A presidente do CER Cruzeiro, Juliana Rigo.  - Gabriela Fiorio Sede Recreativa. - Gabriela Fiorio Sede Campestre. - Gabriela Fiorio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário