Geral

Ciclo de Palestras abordará os 50 anos do Golpe Militar

10ª edição do evento ocorrerá entre os dias 4 de junho e 1º de julho

A 10ª edição do Ciclo de Palestras de Flores da Cunha terá como tema Os 50 anos do Golpe Militar de 1964. Durante cinco encontros, o primeiro em 4 de junho e, o último, em 1º de julho, serão debatidas questões em âmbito nacional, estadual, regional e local no período.

O Ciclo de Palestras confere certificado de 10 horas expedido pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Inscrições podem ser feitas no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi por meio do email museu@floresdacunnha.rs.gov.br ou pelo telefone (54) 3292.2777. A taxa de inscrição é de R$ 10 para sócios da Associação dos Amigos do Museu e de R$ 20 para a comunidade em geral.

Todas as palestras ocorrerão no Espaço Cultural São José, das 19h às 21h. A promoção é da Secretaria de Educação e da Associação dos Amigos do Museu. Confira no quadro abaixo a programação.

Programação


Dia 4 de junho, quarta-feira
Palestra Resistência: A questão da Legalidade no Rio Grande do Sul, com Daysi Lange Albeche. É doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos; docente do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul (UCS) desde 1997; coordenadora do curso de História da UCS; especializada em História do Brasil República e História do Rio Grande do Sul; professora do Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado Profissional da UCS.

Dia 9 de junho, segunda-feira
Palestra Regime Civil Militar: Rupturas e permanências, com Eliana Gasparini Xerri. Graduada em História pela UFPel; mestre em História do Brasil pela PUC-RS; doutorado em Educação pela PUC-RS (ênfase em História da Educação); professora do curso de História da UCS (Histórias do Brasil e Contemporânea).

Dia 18 de junho, quarta-feira
Palestra Revolução democrática, só que ao contrário: retrocessos na liberdade, participação e igualdade durante a ditadura militar, com exibição e debate do documentário Marighella (2011, 96 min), de Isa Grinspum Ferraz; com Ramon Victor Tisott. Graduado em História pela UCS; mestre em História pela Unisinos; doutorando em História pela UFRGS; professor da UCS.

Dia 24 de junho, terça-feira

Palestra Vivências, experiências e lições da ditadura civil-militar de 64 (relatos de um ex-perseguido e preso político), com Laurício Neumann (Unisinos). Doutor em Educação pela Unisinos; autor de livros e colaborador em artigos para veículos de comunicação; membro fundador, redator e responsável de edição do jornal Mundo Jovem da PUC-RS durante 23 anos (1968 a 1991).

Dia 1º de julho, terça-feira
Palestra 1964 – 1985: O município de Flores da Cunha durante os 21 anos de regime autoritário e nacionalista, com Gissely Lovatto Vailatti (historiadora, pesquisadora e autora de livros e artigos sobre a história local) e Lorete Maria Calza Paludo (dirigente municipal de Cultura e historiadora). Também haverá a apresentação do curta-metragem Armada, produção que aborda a ditadura em Caxias do Sul na década de 1970 (bate-papo com produtores do filme).
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário