Geral

Ciclistas percorrerão 470 quilômetros até Cambará do Sul

Grupo de italianos e brasileiros pretende passar seis dias pedalando. 1º Brasil Bike Aventura será realizado a partir do dia 30 de janeiro com partida de Flores da Cunha

A bicicleta como companheira e a estrada de chão batido como pista. É em busca disso que um grupo de ciclistas se reúne na próxima sexta-feira, dia 30 de janeiro, para uma maratona de seis dias pedalando por mais de 470 quilômetros. É o Brasil Bike Aventura, evento criado para unir apaixonados por bicicletas do Brasil e da Itália. Do país europeu virão sete pessoas que, em Flores da Cunha, se juntam a 10 brasileiros em busca da troca de experiências, além de difundir o cicloturismo na Serra Gaúcha. O grupo deve partir no sábado, dia 31, tendo como destino final Cambará do Sul. Interessados podem participar das duas primeiras etapas do evento.

O cicloturismo é uma forma diferente para quem gosta de viajar de forma saudável, econômica e ecológica – é o turismo que tem como meio de transporte a bicicleta. O Brasil Bike Aventura surgiu da ideia do morador de Flores da Cunha Mairos Piccin e do italiano Michele Bernardi depois que se conheceram em um desses eventos no Chile. Após amadurecer a proposta, ela deve sair do papel neste ano pela primeira vez e, com expectativa para que ganhe novas edições. “O Michele conheceu a região e gostou muito. Ele pediu para formular um projeto e começamos a trabalhar. A região tem um potencial enorme e a bicicleta ainda não é vista como uma opção de turismo. Queremos promover isso na Serra”, destaca Piccin, que é militar do Exército Brasileiro.

Apaixonado por esportes de natureza, Piccin pratica diversos esportes ao ar livre desde os 20 anos de idade. Hoje, aos 42, idealiza que o Brasil Bike Aventura pode ser transformado futuramente em uma competição, tendo mais investimentos e divulgação do cicloturismo. Pelo menos uma vez por semana Piccin vai até o trabalho, no bairro Rio Branco, em Caxias do Sul, pedalando. “Faço isso por que para mim o dia é mais bem aproveitado quando ando de bicicleta. É um treino e um bem-estar enorme”, garante. O Brasil Bike Aventura tem apoio da Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços de Flores da Cunha.

O roteiro
O Brasil Bike Aventura terá sete italianos e cerca de 10 brasileiros que irão percorrer 470 quilômetros divididos em seis etapas, percorrendo localidades como o distrito de Mato Perso, Nova Pádua, Vila Seca, Juá, Lajeado Grande, Lava-Pé, Passo do Rio Tainhas e os cânions de Cambará do Sul. As pedaladas são alternadas com a visitação a pontos turísticos naturais e seguindo por rotas destacadas do mountain bike da região. “São todas estradas de chão batido, afinal, quanto pior, melhor”, brinca Piccin, que é natural de Palmeira das Missões, no Noroeste do Estado.

Pessoas que gostam de praticar o mountain bike podem se inscrever até a próxima segunda-feira, dia 26, para participar das duas primeiras etapas do evento. A primeira tem roteiro no interior de Flores, com visitação a pequenas propriedades rurais e colheita de uva. A segunda é para praticantes iniciados do esporte e terá percurso de 75 quilômetros entre o interior de Flores, Mato Perso e Nova Pádua. As inscrições podem ser feitas pelo email mairosp@hotmail.com. Outras informações estão disponíveis no site www.brasil-bike-aventura.webnode.com.


Mairos, que vai para Caxias uma vez por semana de bike, é um dos organizadores do evento. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário