Geral

Chama Crioula é o marco inicial dos festejos farroupilhas

Acesa e levada até o Parque da Vindima Eloy Kunz nesta semana, a Chama Crioula marca oficialmente a abertura dos festejos da Semana Farroupilha em Flores da Cunha. Sua história está carregada de tradição e representa o marco inicial do movimento tradicionalista organizado.

O legado da Chama teve origem há quase 70 anos e foi lançado como um gesto de improviso. No ano de 1947, diante das marcas do Estado Novo de Getúlio Vargas (1937-1945), que propagou a unidade nacional inibindo a valorização do regional, um grupo de estudantes de Porto Alegre criou um departamento de tradições gaúchas com o objetivo de resgatar e preservar histórias tradicionais do Rio Grande do Sul. Liderados pelo jovem João Carlos D’Ávila Paixão Cortes, estudantes do Colégio Júlio de Castilhos solicitaram à Liga de Defesa Nacional para retirar uma centelha do Fogo Simbólico da Pátria.

À meia-noite do dia 7 de setembro de 1947 eles acenderam o candeeiro crioulo que foi guardado no Colégio Júlio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula. “A chama tem uma representatividade que faz com que possamos criar um referencial de reativação e de redescobrimento da cultura e da tradição em todos os aspectos. Ela foi um marco para darmos início ao sentimento de pertencimento a nossa identidade como rio-grandenses”, explica o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairo Callegaro.

Desde então, o acendimento e a distribuição da Chama Crioula se repete anualmente. Ela permanece acesa até o dia 20 de setembro. Conforme o presidente, desde o ano de 2001 o MTG estabeleceu um modelo de distribuição do fogo. Uma cidade histórica do Estado é escolhida para fazer a geração e o acendimento, para posteriormente a centelha ser distribuída para as 30 regiões tradicionalistas. Cada região distribui a centelha para o maior número possível de municípios e entidades tradicionalistas. Neste ano, a Chama chegou a mais de 300 municípios. “Cada região tradicionalista tem o seu departamento de cavalgada e eles são os responsáveis por conduzir a Chama para todas as regiões, já que existe uma ligação muito forte entre o homem e o cavalo”, pontua Callegaro.

Outro fato que corrobora a cavalgada para o transporte da centelha é que em 1947 Paixão Cortes foi convidado para acompanhar o translado dos restos mortais do general farroupilha David Canabarro para Porto Alegre. O ato ocorreu em 5 de setembro de 1947, quando oito jovens a cavalo prestaram homenagem ao general.

O acendimento da Chama representou a valorização da autoestima e da tradição gaúcha em um período pós-guerra, quando os Estados Unidos disseminavam sua cultura e o Brasil convivia com a desvalorização regional. “É uma forma de manter vivo e perene o sentimento que temos por nossa cultura e as coisas do nosso Estado, nossa formação, nossa identidade e nossa história. E a cada ano a Semana Farroupilha cresce entre 20% a 40%”, afirma o presidente.

Atrações

É justamente a chegada da Chama Crioula que abriu a programação farroupilha em Flores da Cunha na quarta-feira, dia 14. Para o final de semana e até o dia 20, quando se encerram os festejos, estão programados shows, concursos artísticos, missa crioula, bailes e oficinas. As atividades ocorrem no Parque da Vindima Eloy Kunz e têm entrada gratuita. De acordo com a secretária de Turismo, Fátima Ortiz, as comemorações visam perpetuar as tradições gaúchas e integrar as famílias, crianças e entidades locais no ideal de preservar a data máxima do Estado.

Haverá no parque concursos artísticos com premiações no mesmo dia e duas novas oficinas: bocha campeira e jogo do osso, além das tradicionais de ferrageamento de cavalo, pilchas e lendas. O evento é organizado pelas secretarias de Turismo, Indústria, Comércio e Serviços e Educação, Cultura e Desporto, e pelas entidades tradicionalistas. 

 

Programação

17/9 – Sábado

14h – Encontro dos grupos da Melhor Idade e do Cras e baile com o grupo Candiero da Flor Morena.

16h – Missa Crioula com o padre Mario Pereira.

17h – Concurso Artístico – Declamação e Intérprete.

18h – Show com Nova Geração – Gisele e Nilson.

19h – Show com João Deon.

21h – Apresentação artística do DTG Herança da Tradição.

22h – Baile à Moda Antiga – Luz de Candiero, com o grupo Eco das Coxilhas.

 

18/9 – Domingo

14h30min – Oficina de bocha campeira.

16h – Show com o grupo Pulpero.

18h – Show com Coração Pampeano.

20h – Baile com o grupo Balanço Fandangueiro.

 

19/9 – Segunda-feira

19h – Show com Herança Gaudéria.

21h – Apresentação do DTG Herança da Tradição.

22h30min – Baile com Zezinho e Grupo Floreio.

 

20/9 – Terça-feira

13h – Oficina do Jogo do Osso.

14h – Tiro de Laço Vaca Parada nas categorias Piá, Juvenil, Adulto e Prendas.

15h – Show com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo.

17h – Baile com Negão da Gaita e Piazza dos Teclados.

18h – Extinção da chama crioula e encerramento da Semana Farroupilha.

19h – Baile com o grupo Bombacha Preta.

 

Cavalgada com a Chama Crioula saiu da prefeitura e foi até o Parque da Vindima na quarta-feira. - Antonio Coloda/O Florense  - Antonio Coloda/O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário