Geral

Censo Demográfico na reta final

Durante o mês de março ainda haverá movimentação dos agentes recenseadores pelas ruas da cidade

A coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no município de Flores da Cunha, ainda está em andamento. Durante o mês de fevereiro, dois recenseadores percorreram as casas dos munícipes buscando encontrar os moradores que ainda não foram recenseados. Agora, no mês de março, os agentes estão circulando pela cidade a fim de conferir se todas as famílias foram registradas.
Inicialmente, a atividade tinha previsão de encerramento para outubro do ano passado, mas devido às dificuldades de encontrar a população em suas residências, o prazo precisou ser estendido. De acordo com o Coordenador do IBGE da área da agência de Caxias do Sul, Clademir Guielcer de For, os municípios menores costumam encerrar a coleta de dados bem antes, como é o caso de Nova Pádua, que finalizou ainda em novembro.
O coordenador também ressalta que essa insistência em retornar às residências dos munícipes ausentes é para que se possa ter dados ainda mais precisos sobre a comunidade. “Estamos buscando mais entrevistas e tentando melhorar a qualidade das informações do Censo”, informa, ao mesmo tempo em que explica o procedimento que ocorre quando o morador não está em casa: “Se a gente não consegue falar com o morador, a informação acaba indo para uma média, não é que a gente não conta aquela população, mas como não sabemos quantas pessoas moram ali, vai para um cálculo que é feito pela nossa central”.
Por esse motivo, durante este mês, os recenseadores ainda estão circulando pelo município a fim de confirmar se nenhuma família ficou de fora da coleta de dados. Guielcer de For também reforça que a população pode contribuir com informações ligando no (54) 3223 8989. 
“Caso alguém não tenha sido recenseado, pode ligar para cá e passar os seus dados, a gente faz a conferência. Se a pessoa ainda não foi recenseada a gente volta a fazer a coleta”, declara, ressaltando que antes de ligar para o IBGE a pessoa deve se certificar  com seus familiares se alguém já respondeu ao questionário. “Em muitos casos a pessoa entra em contato conosco e quando vamos olhar aquele endereço outro integrante da família já forneceu as informações. Como nós entrevistamos só um representante da família, muitas vezes os familiares acabam não comentando entre si”, destaca, adiantando que a previsão do IBGE para a entrega dos dados, em todo o país, é para o mês de abril.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário