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Carteira de Trabalho Digital entra em vigor

A partir desta quinta-feira, dia 14, Sine de Flores não realiza mais a emissão do documento

Todos os brasileiros e estrangeiros cadastrados como Pessoa Física já podem acessar a Carteira de Trabalho Digital. Para habilitar o documento, cada trabalhador vai precisar criar uma conta de acesso através do site do www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho-e-previdencia-social.  Sendo assim, a Carteira Digital tem como identificação única o número do CPF do trabalhador, que passa a ser o número válido para fins de registro trabalhista. Com isso, a partir desta quinta-feira, dia 14, a agência do Sine de Flores não terá mais o serviço de emissão da carteira de trabalho física, permanecendo normalmente o atendimento para encaminhamento do seguro desemprego e vagas de emprego.

Como a carteira digital, o recém-contratado não precisará mais apresentar a carteira em papel. É preciso apenas informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia a Carteira de Trabalho Digital reduzirá tanto a burocracia quanto os custos. A Carteira Digital é disciplinada pela Portaria nº 1.065, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, e está prevista na Lei da Liberdade Econômica. Vale lembrar que as empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico.

 - Divulgação
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