Geral

Carros doados pela Receita Federal serão leiloados pela prefeitura

Segundo o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB), alguns dos carros estão sucateados e, por enquanto, não geram gastos ao município

Pelo menos seis veículos doados à prefeitura de Flores da Cunha pela Receita Federal de Foz do Iguaçu (PR) estão acumulando pó na garagem pública localizada no bairro Colina de Flores. Os carros estão na cidade desde março de 2012 e nunca foram utilizados, conforme denunciou a rádio Viva local na semana passada.

O Florense entrou em contato com o ex-prefeito Ernani Heberle (na época PDT, hoje PSB), pois foi em sua gestão que dois Fox, dois Celta, dois Gol, uma Fiorino, um Audi A3, um Corsa e um Kia Clarus chegaram ao município. Heberle explica que a maior parte destes veículos se trata de carros envolvidos em crimes e por isso foram apreendidos. Segundo ele, a Receita Federal não permite que os veículos sejam avaliados antes da entrega – ou seja, a administração não sabia o real estado dos carros.

Apenas quando a frota chegou a Flores, lembra Ernani, foram identificados cinco ou seis veículos sem condições de uso. Segundo o ex-prefeito, quatro foram liberados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS) e incluídos na frota oficial do município, já que estavam em bom estado.

O restante, que está sucateado, tem como única opção de destino o leilão. Mesmo assim, os carros precisam estar liberados pela Detran-RS. “A Receita doa e libera os veículos, só que o Detran-RS não liberou, mesmo com a liberação da Receita”, contextualiza.

Heberle explica que na época o único gasto da prefeitura foi com o frete dos veículos, valor que ele não lembra ao certo, mas acredita ter chegado a R$ 1 mil. “Veio de graça, e isso é o mais importante”, salienta. O atual prefeito Lídio Scortegagna (PMDB) afirma que desde que assumiu o Centro Administrativo conversou pessoalmente três vezes com representantes do Detran-RS. Como alguns dos veículos são de outros Estados e têm multas ou estão financiados ou hipotecados, o órgão gaúcho depende de instituições de outras partes do país para encaminhar a papelada. “Por mais boa vontade que tenham, eles dependem da liberação dos outros Estados”, resume Lídio.

Recentemente a prefeitura conseguiu a liberação de um dos carros, o qual deve ser leiloado. Cinco ainda estão pendentes. De acordo com o prefeito, a administração não teve nenhum gasto com estes veículos em sua gestão. Ele confirma que algumas rodas foram roubadas destes veículos, mas observa que isto já ocorreu até com carros oficiais. Há duas semanas, segundo Lídio, um carro usado pela Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, que estava estacionado no Estádio Municipal Homero Soldatelli, foi arrombado e teve o rádio e outros objetos furtados.

Carros repassados pela Receita Federal aguardam documentação. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário