Geral

Capacidade de abastecimento é ampliada com nova adutora de água

Corsan e prefeitura florense assinaram contrato na manhã de ontem para obra que deve melhorar o abastecimento de água em São Gotardo

Os moradores de São Gotardo terão mais segurança no abastecimento de água a partir deste ano. Foi assinado na manhã de ontem, dia 11, a ordem de início para ampliação da adutora de rede de água tratada da localidade. O contrato foi firmado entre a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e a prefeitura. A canalização terá 1.584 metros e ligará a Estação de Bombeamento de Água Tratada até o reservatório elevado de São Gotardo. Com a ampliação, a vazão de água passará de 12m³ para 24m³ por hora. “Estamos ampliando o sistema para reforçar e melhorar o abastecimento. É um sistema que foi feito há 15 anos, quando a localidade tinha 75 ligações. Hoje são mais de 700. Esse reforço de duplicação na capacidade garante que em dias de grande consumo a comunidade não sofra nenhum desabastecimento e possa crescer sem riscos que a água seja um limitador”, explica o diretor-presidente da Corsan, Arnaldo Dutra.

A nova adutora beneficiará cerca de 750 famílias e tem previsão de término para setembro. A obra custará em torno de R$ 270 mil, recursos próprios da Corsan. “Estamos apoiando essa obra e vamos trabalhar em conjunto com a Corsan, pois quem ganha é o município”, atesta o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB), que na manhã de ontem, com uma comitiva formada por diretores da estatal, visitou a obra para colocação da primeira tubulação.

De acordo com o diretor da Corsan, Flores da Cunha é uma das cidades que mais tem abastecimento rural adequado do Brasil. “Queríamos ter em todo o Estado a situação de Flores, onde a área rural é coberta totalmente com água de boa qualidade . Falta agora um empurrão para iniciar também o esgotamento sanitário”, pontua Dutra.

Tratamento de esgoto
Durante a visita ao município, o diretor-presidente da Corsan também falou sobre o andamento das obras do Plano de Saneamento Básico, que prevê a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Lagoa Bela. Segundo Dutra, na próxima semana deve ser assinado um decreto de utilidade pública para aquisição da área onde irá funcionar a estação. “De posse desse documento a Corsan inicia as negociações com o proprietário para adquirir a área e entrar com o processo de licitação para início da obra”, diz o diretor-presidente.

A previsão é que todo o trâmite esteja finalizado ainda no primeiro semestre para que a obra seja iniciada em 2013. Dutra lembra que a Corsan tem uma verba de R$ 5 milhões para investir no sistema de esgotamento sanitário. “As coisas estão andando, o ritmo não é na velocidade que a gente gostaria, mas sabemos que é assim mesmo. A compra de uma área em Flores é muito valorizada, por isso acabou atrasando um pouco. Mas temos expectativa de iniciar neste ano”, considera.

O sistema de tratamento do esgoto será de forma mista. Serão aproveitadas as redes já existentes e irão ser construídos interceptores para o tratamento do esgoto da área central da cidade. “O município sairá de 0% de esgoto tratado para 50%. É uma meta acima dos padrões brasileiros, mas possível de ser feita. A tarefa prioritária é construir a estação e, à medida que a cidade cresce, fazer as ligações. É um passo bem importante e o início da caminhada da Corsan para universalizar o sistema de esgoto”, diz o presidente. O contrato assinado pelo município com a estatal em janeiro de 2011, com prazo de vigência de 25 anos, prevê que a primeira etapa (construção da ETE Lagoa Bela) ocorra até 2020.

Corsan e prefeitura florense assinaram contrato na manhã de ontem para obra que deve melhorar o abastecimento de água em São Gotardo - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário