Campanha de vacinação contra a gripe será retomada
Todas as UBSs estarão vacinando a partir de quarta-feira, dia 6
Será retomada a vacinação contra a influenza nesta quarta-feira, dia 6, em Flores da Cunha. Conforme cronograma do Governo Federal, essa segunda fase, envolve profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (idosos e profissionais da saúde também podem receber as doses).
A Secretaria da Saúde vai receber 500 doses para a imunização, e orienta que as pessoas se desloquem para a unidade de saúde mais próxima da residência, evitando a área central, e recomenda a utilização de máscaras.
As doses são aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde e também no posto avançado montado especialmente na área central, em frente o Centro de Saúde Irmã Beneditta Zorzi, nas antigas salas do Conselho Tutelar (Rua John Kennedy, nº 2150).
O Dia de D de Vacinação Contra a Influenza, que estava marcado para acontecer no sábado, dia 9, foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Também foi prorrogado o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividindo em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Em consequência, a estratégia de vacinação seguirá até o dia 5 de junho, ganhando duas semanas a mais.
De acordo com o Governo Federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. “Aumentando o tempo da campanha e dividindo mais os públicos que devem ir até os postos, diminuem-se também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, pontuou a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.
Com as alterações, de 11 a 17 de maio serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. Já do sua 18 de maio a 5 de junho, adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.
Em Flores da Cunha a meta é vacinar 7.011 pessoas dos grupos prioritários, sendo que, 5.149 mil doses já foram aplicadas.
0 Comentários