Geral

Campanha arrecadará lixo eletrônico na quinta-feira, dia 19

Equipamentos poderão ser entregues na Praça da Bandeira, no Centro de Flores da Cunha, até as 17h30min

O Departamento de Meio Ambiente de Flores da Cunha promove no dia 19, próxima quinta-feira, uma ação para recolhimento de lixo eletrônico (também chamado de e-lixo). A atividade ocorrerá na Praça da Bandeira das 8h às 11h50min e das 13h15min às 17h30min. Em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro), as pessoas que participarem ganharão uma muda de árvore nativa.

Os equipamentos que serão recolhidos: rádios, aparelhos de DVD, baterias, pilhas, caixas de som, calculadoras, celulares, carregadores, centrais telefônicas, computadores, estabilizadores, fax, fios, cabos, fontes, impressoras, modens, mouses, notebooks, scanners, teclados, telefones, videocassetes, no-breaks e televisores. A ação tem a parceria da Descarte Sul Comércio de Sucatas.

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que o Brasil figura como um dos países que mais produz lixo eletrônico no mundo. Por ano, os brasileiros abandonam 96,8 mil toneladas de PCs. O volume só é inferior ao da China, com 300 mil toneladas. Porém, per capita, o Brasil é o líder. Por ano, cada brasileiro descarta o equivalente a meio quilo desse tipo de lixo eletrônico. O Brasil também é o segundo maior gerador de celulares usados, com 2,2 mil toneladas por ano, abaixo apenas da China.

Na verdade, e-lixo são artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados. Também são considerados lixos eletrônicos artigos elétricos de casa, como geladeiras, micro-ondas e demais equipamentos que, se descartados, podem poluir o planeta. Como esses aparelhos não podem ser depositados no lixo comum, o descarte correto tornou-se um desafio para os fabricantes, para os consumidores e para a sociedade.

 - Arquivo O Florense
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário