Geral

Câmeras, enfim, funcionam oficialmente em Flores da Cunha

Convênio assinado na última semana de dezembro entre prefeitura e governo foi publicado no Diário Oficial

Oficializado por meio da publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) na edição de terça-feira, dia 28 de janeiro, o sistema de videomonitoramento, em funcionamento em Flores da Cunha há sete meses, está, finalmente, homologado. O convênio assinado entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) e o município na última semana de dezembro tem como objetivo principal monitorar pontos estratégicos e, com isso, tentar reduzir os índices de criminalidade. A Central de Monitoramento fica no quartel da Brigada Militar (BM) e o monitoramento é feito por policiais militares. Os equipamentos instalados no começo de março do ano passado em seis pontos da cidade entraram em funcionamento na metade do ano, no entanto, as imagens não podiam ser usadas antes da homologação do convênio.

De acordo com o capitão Luis Fernando Becker, que responde interinamente pela 2ª Companhia, com sede em Flores da Cunha, o novo sistema é uma arma muito eficiente contra a criminalidade, com a qual um policial sozinho consegue controlar diversos equipamentos ao mesmo tempo. Conforme a delegada Aline Martinelli, o equipamento irá auxiliar no trabalho de investigação, especialmente na identificação de pessoas suspeitas e veículos, embora algumas vezes a imagem não seja muito precisa. “É um meio de obter provas contra suspeitos e previne a criminalidade, pois os criminosos diminuem a incidência em locais que há monitoramento”, destaca a delegada.

Para o prefeito Lídio Scortegagna (PMDB), com a oficialização do convênio, o Estado, por meio dos órgãos de segurança, tem mais essa atribuição para oferecer maior segurança à população. O estudo para implantação do sistema começou em 2002. Desde então projetos e contatos com empresas foram feitos sem nunca terem sido finalizados. O processo encaminhado no governo do ex-prefeito Ernani Heberle (PSB) e retomado nos primeiros meses do mandato de Lídio. O investimento para instalação da Central de Monitoramento foi de R$ 2 mil, e o custo mensal da manutenção do sistema é de R$ 11.520, valor pago pela prefeitura à VSComp pelo prazo de um ano, renovável pelo mesmo período. (Agradecimento à prefeitura de Flores da Cunha pela cedência do caminhão munck para a produçção das fotos desta reportagem.)

Pontos de monitoramento

- São Gotardo, próximo à passarela.

- Pórtico do Acesso Sul, na Avenida 25 de Julho.

- Esquina das ruas Frei Eugênio com John Kennedy, próximo ao Centro de Saúde Irmã Benedita Zorzi.

- Esquina da Avenida 25 de Julho com Rua Dr. Montaury.

- Esquina das ruas Borges de Medeiros com Júlio de Castilhos.

- Esquina das ruas Dr. Montaury com Rio Branco, em frente à Escola Estadual São Rafael.


Esquina da Avenida 25 de Julho com a Rua Dr. Montaury é um dos locais monitorados. - Antonio Coloda
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário