Geral

Câmara de Vereadores entrega o certificado ‘Mulher Cidadã’

Agricultora florense Gema Mascarello Pagno receberá a distinção em solenidade na noite desta quinta-feira, 8 de março

Mulher simples, batalhadora e uma liderança comunitária. Assim é a agricultora Gema Mascarello Pagno, que será homenageada pela Câmara de Vereadores de Flores da Cunha na próxima quinta-feira, dia 8 de março, com o certificado Mulher Cidadã. A entrega da distinção ocorre a partir das 19h, na sala de sessões do legislativo florense e é feita em comemoração ao Dia da Mulher. O nome de Gema foi uma indicação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, entidade na qual a agricultora participa ativamente há mais de 30 anos e que sempre defendeu os direitos das mulheres. 

Aos 75 anos, a viúva de Valdir João Pagno tem cinco filhos, oito netos e um bisneto. Moradora da capela de São Vitor e Corona, Gema é a sexta dos 11 filhos de André Fortunatto Mascarello e Cléria Romana Corso Mascarello. Quando criança adorava brincar com as bonecas de pano e ajudar os pais no cultivo das uvas. Aos 10 anos já trabalhava na agricultura. A vida simples e as batalhas diárias eram compensadas com as festas comunitárias e os bailes realizados pelas famílias em sua residência.

Aos 15 anos, conseguiu realizar um grande sonho: tornar-se professora, quando precisou substituir uma docente. Porém, precisou desistir do sonho para ajudar a família na agricultura. Aos 20 anos, casou-se com Valdir e passou a atuar fortemente na comunidade. Mulher de fé, Gema sempre ajudou na organização das missas, sendo líder nas liturgias e cantos, e também como ministra da Eucaristia e na organização dos eventos comunitários. Ajudou a fundar o Clube de Mães Esperança da capela São Vitor, onde foi presidente por oito anos e uma participante ativa até os dias atuais.

O dinamismo e a irreverência a tornaram uma mulher única. Na década de 1980, envolveu-se na busca pelos direitos femininos quando passou a apoiar o STR na luta pela conquista da aposentadoria para as mulheres do meio rural. Ao longo dessa trajetória, sempre participou ativamente das reuniões, assembleias e mobilizações promovidas pela entidade. Para Gema, a estrada da vida lhe ensinou que trabalho, fé e ajuda ao próximo são as melhores recompensas para uma vida saudável e feliz.

 

Agricultora Gema Mascarello Pagno será homenageada no Dia da Mulher. - Jaqueline Gambin/Câmara FC/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário