Geral

Câmara de Vereadores certifica agricultores florenses

Antoninho Molon, Marcio Slaviero e Anelise Muraro foram agraciados do com o ‘Agricultor Destaque 2014’. Solenidade ocorreu na sede do Legislativo

A Câmara de Vereadores de Flores da Cunha fez uma merecida homenagem ontem, quinta-feira, dia 31. A edição deste ano do projeto ‘Agricultor Destaque‘ entregou os certificados para três jovens exemplos de empreendimento e investimento nas propriedades do interior. Antoninho Molon, do Travessão Pinhal, em Otávio Rocha; Marcio Slaviero, do Travessão Carvalho, também de Otávio Rocha; e Anelise Muraro, do Travessão Rondelli, na Comunidade Nossa Senhora do Carmo. Três propriedades que herdaram a história da família e hoje se adaptaram aos novos modos de produção. A Sessão Solene de entrega do certificado ‘Agricultor Destaque 2014’ foi realizada na Câmara de Vereadores, com autoridades e familiares dos três homenageados.

Realizado desde 2007, a distinção foi criada com o objetivo de premiar a qualidade da produção rural do município, servindo como certificação e divulgação dos padrões de excelência buscados no setor primário, com harmonia entre produtividade e preservação ambiental. Para a escolha, os agricultores são indicados por representantes de suas comunidades e, após, avaliados por uma comissão julgadora formada por representantes da Câmara de Vereadores, da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Flores da Cunha e Nova Pádua, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, do Conselho Municipal de Agricultura e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.





Os agraciados


O turismo como fonte de renda
Antoninho Molon, 50 anos, é morador do Travessão Pinhal, no Distrito de Otávio Rocha. Juntamente com a esposa Marlene de Fátima Bertin Molon, 54, seus filhos Lucas, 19, Luana, 16, e sua mãe, Adelaide Chiarani Molon, com 83 anos, cuida dos 3,5 hectares de parreiras, além de investir no turismo rural, com a produção de diversas frutas e produtos de modo artesanal. Antoninho prepara e serve o Prato Típico de Flores da Cunha, o menarosto. Recebe amigos e visitantes que aproveitam a gastronomia típica de Flores, além do enoturismo.

Tecnologia a favor da terra
O agricultor Marcio Slaviero, 34 anos, reside no Travessão Carvalho, em Otávio Rocha. É casado com Simoni Vargas Slaviero, com quem tem a pequena Brenda, de três anos. Marcio deu continuidade ao trabalho do pai Gabriel e hoje, juntos, buscam alternativas para fazer o diferencial da propriedade. Dos 14 hectares da família Slaviero, 3,5 hectares são de parreiras, além do cultivo de alho, hortifrutigranjeiros e leite. Desde sua adolescência Marcio optou por permanecer na agricultura e buscou maneiras de melhorar o dia a dia. A propriedade conta com sistema de irrigação, além da produção de produtos orgânicos e ações que evitam o uso de agrotóxicos ou venenos.

Enologia e inovação
A estudante de enologia Anelise Muraro, 23 anos, reside no Travessão Rondelli. Na propriedade da família a jovem, juntamente com os pais Petris e Genilda Muraro e o irmão Petris Muraro Júnior investiram na Vinícola Vilena, onde toda a produção é comercializada em parcerias de feiras e revendas. O próximo projeto da família é introduzir o enoturismo na propriedade, por meio do roteiro colonial Compassos da Mérica Mérica. Anelise e o irmão decidiram auxiliar o pai na administração da cantina e por isso buscam sempre novos projetos que visam a sustentabilidade da propriedade, por práticas que tragam a melhor qualidade de vida para as pessoas envolvidas.


Antoninho Molon, Anelise Muraro e Marcio Slaviero com o presidente da Câmara, Jorge de Godoy. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário