Busca por testamentos registra aumento
Setembro foi o mês com a maior quantidade de documentos lavrados por tabeliães no RS
A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe uma preocupação inédita no Rio Grande do Sul. Os gaúchos realizaram no segundo semestre de 2020 uma maior quantidade de testamentos registrada pelo Colégio Notarial do Brasil - Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), que mostra um aumento de 6,27% no número de atos praticados no país em relação a 2019, em procedimento que agora também pode ser feito de forma online pela plataforma e-notariado (https://www.e-notariado.org.br).
O número total de 2.505 testamentos realizados diretamente em Cartórios de Notas do RS no segundo semestre de 2020 é 6% maior do que os 2.357 atos feitos no mesmo período de 2019. A variação de um ano para outro é três pontos percentuais superior à média histórica brasileira, que apontava um crescimento médio anual de 3% nos testamentos em Cartórios desde 2010. Com 441 mil testamentos, setembro foi o mês com a maior quantidade de documentos lavrados por tabeliães no RS.
Outro fator que também contribuiu para o aumento no número de testamentos é a possibilidade de o ato ser realizado de forma online. Desde maio de 2020, diversos serviços dos Cartórios de Notas podem ser feitos de forma completamente eletrônica, por meio da plataforma e-Notariado. Neste ambiente virtual o cidadão poderá atestar sua vontade perante um tabelião em videoconferência, contando com toda a estrutura necessária para a realização remota dos atos de transferência de bens, e os mesmos efeitos, garantias e segurança do processo presencial. Desde o início dos atos eletrônicos, mais de 37 mil atos notariais já foram realizados de forma digital.
0 Comentários