Geral

Brigada Militar orienta donos e representantes de postos

Encontro de quarta-feira visou dar dicas de segurança para trabalhadores do setor

Em uma ação preventiva, a Brigada Militar (BM) de Flores da Cunha reuniu representantes e proprietários dos postos de combustíveis do município para repassar informações e orientações sobre situações de risco e assaltos. O encontro do dia 17, realizado na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contou com a presença da titular da Delegacia de Polícia (DP) florense, delegada Aline Martinelli, e do comandante da BM do município, capitão Márcio Leandro Silva da Silva. O objetivo foi o de prevenir a ação de assaltantes, tomando cuidado no dia a dia do comércio. 
A BM explicou algumas medidas preventivas, como a identificação de funcionários que conhecem a rotina do posto, o que deve ser feito no momento de um assalto, que ações podem (ou não) ser tomadas para aumentar o cuidado com clientes e funcionários, entre outras. Com essas informações a BM pode montar um esquema para cada área, atuando com mais eficiência quando necessário.

O capitão Márcio complementa que a Brigada recebe diversas informações e denúncias de possíveis assaltos em postos. Com os dados, aliados com os proprietários, a ação fica mais fácil de ser desenvolvida. “Com esse conjunto de informações temos todo um sistema de barreiras. A BM não pode estar em todos os locais ao mesmo tempo, mas assim facilita. Com isso, vimos que era necessário chamar os representantes dos postos para uma ação preventiva”, explica o capitão.
A parceria não acaba neste primeiro encontro. Outras reuniões devem seguir entre BM e os empreendedores. “Vamos voltar a conversar para fortalecer essa ação. Não podemos deixar a situação acontecer para tomar uma iniciativa. Precisamos nos antecipar”, ressalta o comandante.

Algumas orientações

Um folheto com foi distribuído aos presentes no dia 17. Confira as dicas:

- Tenha uma postura pró-ativa, evite atitudes de perseguição, mas esteja atento, pois os ladrões preferem escolher vítimas que estejam distraídas.
- Preste atenção em pessoas paradas perto dos lugares que frequenta.
- Não ande armado nem tenha armas em sua casa. Mesmo que você saiba atirar e tenha porte de arma, suas chances de reagir são muito pequenas e o risco de que a arma seja usada contra você mesmo é muito grande.
- Em hipótese alguma tente reagir ou fugir.
- Faça apenas o que o criminoso mandar.
- Fale somente para responder as perguntas e para avisar antes de fazer qualquer gesto, como pegar uma carteira, por exemplo.
- Não faça movimentos bruscos.
- Tente não demonstrar insegurança, nem confiança excessiva.
- Procure manter a calma diante de uma arma, mesmo que isso seja difícil. O bandido está sempre mais nervoso que a vítima, mas, em geral, não tem a intenção de matar.
- Entregue ao criminoso o que ele exigir. Assim, o tempo do roubo será menor.
- Tenha consciência de que há a possibilidade de existir outra pessoa dando cobertura ao crime.
- Assim que o criminoso deixar o local avise a Polícia o mais rápido possível, relatando o que aconteceu.
- Registre a ocorrência em uma Delegacia de Polícia.
- Se você presenciar um assalto fique afastado do local e evite interferir para não colocar em risco sua vida. Ligue para a polícia e repasse as informações possíveis. Após a saída do agressor, procure ajudar a vítima.
- O telefone da Brigada é o 190.

Fonte: 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM).

Orientações foram repassadas pelo comandante da BM, capitão Márcio. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário