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Bilhetagem eletrônica altera rotinas e gera reclamações

Passageiros do transporte intermunicipal devem procurar o ponto de atendimento do Expresso Caxiense para a confecção do cartão magnético

Há mais de um mês o Expresso Caxiense, permissionário do transporte intermunicipal entre Flores da Cunha, Nova Pádua, Caxias do Sul e Antônio Prado, inseriu um novo sistema de cobrança de passagens. A bilhetagem eletrônica substituiu os tíquetes de papel por cartões magnéticos que armazenam créditos, a exemplo do transporte urbano de Caxias do Sul. A novidade, porém, está ocasionando atrasos nas linhas de maior movimento, pois os usuários que ainda não têm o cartão precisam fazer o pagamento para o motorista antes do embarque no ônibus. “O motorista também virou cobrador, o que atrapalha, demora mais e as pessoas ficam na rua, pois a catraca fica na entrada do ônibus. Isso aumentou em 30% o tempo de viagem, causando atrasos diários”, relata um dos usuários do serviço, de 55 anos, que já fez seu cartão e utiliza o transporte diariamente.

A orientação para os passageiros frequentes é para que procurem o ponto de atendimento do Expresso Caxiense no município, que fica na Avenida 25 de Julho, 1.409 (em frente ao Nosso Café), no Centro, para a emissão do Cartão Expresso, medida que visa facilitar o ingresso e a saída dos veículos. “Para as filas diminuírem, é conveniente que quem utiliza diariamente o transporte faça o cartão. Estamos disponibilizando dentro dos ônibus uma ficha para pré-cadastro que o usuário leva para casa, preenche e entrega para o motorista ou diretamente no ponto de atendimento”, adianta o diretor-executivo do Caxiense, Nelson Antônio Ribeiro.

Nas paradas onde são registradas as maiores filas a empresa está disponibilizando funcionários que adiantam o pagamento das passagens para quem ainda não possui o cartão. “Pedimos a compreensão do público, pois estamos em uma fase de implantação, mas com certeza a novidade vem para melhorar o serviço e facilitar a vida das pessoas. Com o tempo esses atrasos vão cessar”, promete Ribeiro. O sistema de bilhetagem eletrônica foi implantada em 25 veículos que circulam pela Região Metropolitana de Caxias do Sul – Flores da Cunha, Nova Pádua, Ipê e Antônio Prado. O investimento da empresa foi de cerca de R$ 400 mil.

O cartão
Para encaminhar o cartão no ponto de atendimento do Expresso Caxienseé preciso apresentar um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência. O local abre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia; e aos sábados, das 8h às 12h. O telefone para contato é (54) 3292.5600. Com o cartão o usuário passa direto no ônibus, sem interferência dos operadores – basta aproximar da leitora na entrada e ao final da viagem.

Litoral Norte
O Expresso Caxiense iniciou no dia 19 de dezembro uma linha especial para as praias do Litoral Norte do Estado. O itinerário sai de Flores da Cunha de segunda a sábado, às 7h30min, e seguirá até Torres, fazendo paradas nas praias a partir de Curumim. A linha também disponibiliza a volta, que sai de Torres às 17h, também diariamente (exceto aos sábados).


Os cartões

– Tarifa normal: funciona com compra antecipada de créditos, mediante cadastro e sem limite de valor. Pode ser utilizado em qualquer linha e é indicado para as pessoas que utilizam o serviço com frequência.

– Pré-pago: é indicado para quem não anda de ônibus com regularidade. É comprado antecipadamente no ponto de atendimento com crédito de uma ida e/ou volta e é recolhido ao final da viagem.

– Beneficiário: é disponibilizado mediante cadastro prévio no sistema para pessoas com deficiências, idosos, policiais e beneficiários em geral. Esse cartão é intransferível, somente a pessoa cadastrada poderá utilizá-lo. Os beneficiários que ainda não fizeram cadastro devem apresentar documentação aos operadores no momento do embarque.

– Vale-transporte: ainda não é confeccionado no ponto de atendimento florense, mas pode ser encaminhado no local. Esta opção traz a compra antecipada de créditos por empresas, com cadastro obrigatório.

– Estudante: é exclusivo para alunos cadastrados, é pessoal e restrito a rotas e horários do estudante. Esta opção estará disponível em 2016 no município. Por enquanto ainda são utilizadas as passagens de papel.

– Pagante embarcado: quem não possui cadastro ou cartão pode fazer o pagamento em dinheiro dentro do ônibus, ao motorista.


Cartão Expresso armazena passagens e libera as catracas para embarque e também no final da viagem. - Camila Baggio
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