Beto Sandi é um ícone florense no tradicionalismo
O mês de setembro é marcado pela Semana Farroupilha, que em Flores da Cunha ocorre entre os dias 18 e 22, no Parque da Vindima. Entre os frequentadores assíduos da festividades está Beto Sandi, um florense apaixonado pelo tradicionalismo. Ele mesmo se define “um italiano que anda sempre de bombacha”. Além de entusiasta da música gaúcha, integrando o grupo Parceiros do Pampa, Sandi também gosta de declamar, amor pela poesia que já tem 26 anos.
O início, com 45 anos, aconteceu em um carro com um amigo, quando ouviram o CD do poeta Odilon Ramos. Desde então, Beto Sandi se dedica à declamação.
— O Beto está escalado para ficar conosco todo o período da Semana Farroupilha. Esse homem é um ícone do tradicionalismo florense. Ele serve de inspiração para os mais novos e direcionamento para os mais velhos, pelo modo com que cultiva as tradições gaúchas. Não só pelas suas poesias ou grupo musical, mas pela forma com que se porta e investe nas pessoas. Ele não é egoísta, ele transmite o conhecimento que tem — enaltece o tenente da reserva da Brigada Militar, Luíz Carlos da Luz Rodrigues, um dos responsáveis pelo espaço do grupo Heróis Farroupilha no Parque da Vindima.
Beto foi convidado por ser considerado uma referência para boa parte dos integrantes da BM. Rodrigues declara que o “tio Beto”, como é conhecido pelos brigadioanos, é da família. Tanto que o tenete presenteou Beto com o boné da BM que utilizou em seu último dia de trabalho.
— A Semana Farroupilha é uma coisa de espírito. Na nossa região, infelizmente, o pessoal se dedica mais ao trabalho do que as tradições. Trabalho é uma coisa boa, mas tu tens que viver também e não só trabalhar. Quando eu trabalhava, eu sempre tirava um tempo para as coisas do Rio Grande. E as tradições não podem morrer. E aqui em Flores da Cunha eu vejo que as tradições não vão morrer, pois tem gente nova vindo aí, como acontece no CTG Galpão Serrano — destaca Beto Sandi.
Programação
Sexta-feira (20)
10h – Cavalgada da Semana Farroupilha com Bênção aos Cavalarianos – Saída Praça da Bandeira
10h30 – Concurso de Dança, Violeiros e Gaiteiros
14h – Concurso de Declamação
15h30 – Concurso de Intérprete Vocal
18h – Show com César Oliveira e Rogério Melo
20h – Baile Grupo Os Quatro Gaudérios
Sábado (21)
14h – Encontro de trovadores e gaiteiros
16h – Apresentações artísticas do CTG Galpão Serrano e do CTG Rodeio Serrano
18h – Show com Grupo Rodeio
22h – Baile com Maiquinho do Acordeon e Grupo Tropeada
Domingo (22)
9h – Missa Crioula na Igreja Matriz
12h – Almoço Costelão (Cavaleiros do Infinito)
13h – Programação com a Rádio Amizade (atrações artísticas locais)
15h – Baile com Moisés Oliveira e Vozes do Campo (presença dos Grupos de Convivência da terceira idade)
17h – Encerramento dos festejos farroupilhas
17h30 – Show com Steici e Banda
0 Comentários