Geral

Beneficente e comunitário – a trajetória

Hospital Nossa Senhora de Fátima completa 65 anos

Dia 8 de julho de 1956. Essa é a data do pontapé inicial, mas foi em 1955 que tudo começou, numa conversa entre o então prefeito Raymundo Paviani e o médico recém-formado João Manoel Britto, nomeado naquele ano para o Posto de Saúde instalado no município.
O Hospital nasceu do sonho de ver uma instituição de saúde no município, já que o atendimento nessa área era precário. Foi em 8 de julho de 1956, em reunião aberta no salão paroquial, sob administração municipal de Severo Ravizzoni, que mais de 50 pessoas se reuniram para formar a diretoria que daria início as obras.
Na ocasião, também foi denominado Hospital Nossa Senhora de Fátima o nome da instituição, designado aos senhores Adauth Montovani, Raymundo Paviani e Dom Benedito Zorzi a elaboração dos estatutos, além de autorizar Raymundo Paviani, projetista e construtor, a elaborar o anteprojeto da construção do Hospital. 
Foi no ano de 1959, num terreno da Mitra Diocesana, que se deu início a construção da primeira parte do Hospital.
Nesse intervalo de tempo, entre a reunião e o início da construção, foi apresentada aos cotistas a sugestão de alugar uma casa e reformá-la para a instalação de um pequeno hospital. Conforme Ata número 4 da Sociedade Beneficente Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, registrada no dia 15 de dezembro de 1956, foi marcada a data de 7 de janeiro de 1957 para o início das atividades da Casa de Saúde para atendimento de casos de urgência. 

A primeira etapa da construção

Entre dificuldades e mudanças na Casa de Saúde – as irmãs carlistas assumiram a enfermaria e passaram a administrar o hospital –, em 13 de maio de 1960, data em que se comemora a aparição de Nossa Senhora de Fátima, em uma cerimônia simples, foi dada a benção da primeira etapa do novo prédio, a fim de fazer a transferência da Casa de Saúde. A inauguração aconteceu em 16 de outubro de 1960. A partir desta, data o atendimento foi melhorado com um número maior de irmãs. 

Construção da segunda etapa

No início da década de 70, o movimento de internações e a comercialização na farmácia aumentaram consideravelmente. Isso possibilitou reservar alguns recursos financeiros e materiais de construção para dar início à segunda etapa do Hospital Fátima. Em 8 de setembro de 1974, exatamente 18 anos e dois meses após a primeira reunião de fundação da Sociedade Beneficente Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, foi inaugurado o novo espaço. 

Reforma e terceira etapa
No período em que Cláudio Rugero Bedin administrava o Hospital, a instituição teve mais avanços. Na primeira metade dos anos 90, a parte antiga do Hospital – correspondente à primeira etapa do complexo – pôde ser reformada. Poucos quartos tinham banheiro individual e, com as melhorias, quase todos ganharam esse conforto. Também foi instalado oxigênio em 100% dos quartos, bem como telefone e campainha. As duas salas cirúrgicas igualmente passaram por reformas nesse período.
Após, foi construída uma parte nova com 12 apartamentos, inaugurada em 3 de março de 1995. A parte térrea foi alugada para o laboratório de análises clínicas Vitaclin, que atende desde 1989 em parceria com o Hospital Fátima.

Reforma e quarta etapa
Em 2005, o Hospital Fátima recebeu novas melhorias. Na presidência de Dolores Soldatelli, a parte térrea foi reformada e ampliada, possibilitando assim um atendimento de qualidade no Pronto Socorro. Já em 2008, com Eunacir de Venz à frente da entidade, a construção deu continuidade e dois novos andares foram construídos e inaugurados, possibilitando a instalação no primeiro andar do Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), que realiza exames de tomografia, ecografia, mamografia e Raio-X, e o Centro Cirúrgico, com quatro salas, no segundo andar. 
De lá até o momento, os investimentos não pararam. No CDI, novas tecnologias de software foram implementadas para gestão de laudos, Raio-X, Raio-X portátil e Ecógrafo. No Centro Cirúrgico, focos cirúrgicos de LED, carros anestésicos, torre de vídeo, autoclave, arco cirúrgico, sala de higienização dos aparelhos endoscópicos com gravidade invertida, lavadora ultrassônica, eletrocautério, além de monitores e a troca de piso.

A quinta etapa da construção
Em março de 2019, o Hospital Fátima, cumprindo diretrizes de expansão do seu Plano Diretor, inaugurou a nova área física, com 434 metros quadrados, que abriga o serviço de nutrição e dietética, além de lavanderia e resíduos.
Todo o mobiliário desta área foi doado pela empresa de Móveis Florense. A cozinha possui ar-condicionado, fogão industrial e coifa, prateleiras de aço inox e frízer. Já a lavanderia está equipada com duas lavadoras extratoras, duas secadoras, calandra, além das dosagens dos produtos serem automatizadas. 
A obra teve início na gestão de Bruno Debon e foi concluída com a atual presidente, Olga Baggio Sandri.

 

 - Arquivo Hospital Fátima
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário