Geral

Banda e Orquestra unidas em um só ritmo

Apresentação da Sinfônica da UCS na noite de ontem, em Nova Pádua, integra as comemorações dos 100 anos da Santa Cecília

O ápice das comemorações alusivas ao centenário da Banda Santa Cecília de Nova Pádua se encerra no próximo domingo, dia 21, quando haverá missa festiva na Igreja Matriz e, após, almoço na comunidade do Travessão Curuzu. Antes, no sábado, haverá sessão solene da Câmara de Vereadores, também na Matriz. As atividades iniciaram no dia 12 e ontem ocorreu a apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul (UCS) com a Banda, na Igreja, evento que emocionou o público presente.

No dia 12 a comunidade paduense esteve reunida no restaurante Belvedere Sonda para participar das comemorações de 100 anos da Banda Santa Cecília. Na ocasião, a entidade fez uma homenagem aos colaboradores Zilá Breitenbach (deputada estadual pelo PSDB), representando a Assembleia Legislativa; o ex-reitor da UCS Abrelino Vazatta; o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB); o prefeito de Nova Pádua, Itamar Bernardi (PMDB); o bispo emérito da Diocese de Caxias do Sul, dom Paulo Moretto; o maestro Lino Pecatti, em nome de todos os maestros da Banda; a advogada paduense Nair Panizzon; e o membro do Conselho de Administração e diretor da Marcopolo Valter Gomes Pinto.

O paduense Vazatta emocionou os presentes com suas palavras e também com a releitura do discurso original do aniversário dos 50 anos da Banda, celebrado em 1963. “Foi a partir dos 50 anos que a importância da Banda começou a ser notada por todos, por isso pedi esse discurso para guardar. Achei tão emocionante na época e hoje posso repeti-lo”, disse Vazatta. Entre os trechos do documento amarelado pelo tempo foram citados muitos nomes que fizeram parte da Banda. Na época as palavras foram escritas por Rogério Sonda e lidas pelo então presidente Jorge Baggio.

Para Vazatta, o discurso ainda tem um importante significado, pois cita o estatuto de 24 artigos do grupo, acompanhando a entrada e saída dos integrantes. “A presença do professor Luiz Gelain na Banda é um destaque. Foi ele que fez a entidade crescer em número e qualidade, mas todos faziam sacrifícios enormes sem retorno algum”, acrescentou Vazatta.

Fundada em 20 de abril de 1913, a Banda Santa Cecília tem atualmente 21 integrantes, mesmo número de quando foi criada. Ao longo do centenário, a lista de integrantes e colaboradores ultrapassa os 100 nomes. Com a participação de jovens, a entidade pretende seguir viva por muitos anos. O próximo passo é a construção da sede própria. O terreno foi doado pela prefeitura. A diretoria do grupo aguarda a liberação de uma emenda parlamentar de R$ 250 mil encaminhada pelo então deputado federal Pepe Vargas (PT) para erguer a sede.

A programação do centenário da Banda Santa Cecília tem o apoio da prefeitura de Nova Pádua e da Paróquia Santo Antônio. Mais informações sobre as atividades com Gilmar Marin (3296.1161 ou 9937.0513), Jucimar Salvador (3296.1404); Lino Pecatti (3296.1418) ou Nestor Pecatti (3296.1518).

Músicas da Orquestra emocionaram o público presente na Igreja Matriz do município. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário