Geral

Avança negociação para criação da escola do Senai

Em fevereiro, 24 alunos começam curso de aprendizagem no Centro Empresarial de Flores da Cunha, ação que integra conjunto de medidas

Em fevereiro de 2014 começa o curso de aprendizagem administrativa de uma turma de 24 alunos jovens aprendizes, no Centro Empresarial (CE) de Flores da Cunha. As aulas serão ministradas por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A medida representa um avanço na instalação de uma escola de aprendizagem industrial no município.

Os aprendizes foram indicados por empresas contatadas pelo Centro e terão um ano e meio de curso, além de receberem bolsa-auxílio de meio salário mínimo e transporte gratuito da prefeitura. Na quarta-feira, dia 17, o prefeito de Flores da Cunha, Lídio Scortegagna (PMDB), acompanhado de um grupo de cerca de 15 empresários, viajou a Porto Alegre para protocolar o interesse do município em ter uma escola do Senai. Segundo o presidente do Centro Empresarial, Vanderlei Dondé, que estava no grupo, em janeiro representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) devem agendar data para visitação e avaliação da cidade e então determinar como será a estrutura.

Na ocasião, a prefeitura deverá apresentar as opções de terrenos com capacidade para comportar a escola. Dondé explica que há várias opções, porém, o ideal seria uma propriedade próxima ao CE. Atualmente, os alunos de Flores que optam por fazer cursos do Senai são encaminhados a Caxias do Sul ou Antônio Prado.
De acordo com Dondé, esta é uma demanda antiga e importante para o desenvolvimento da cidade. Ele avalia que o curso mais interessante para a economia local é o de marcenaria, voltado à indústria de móveis – oferecido em Antônio Prado –, setor predominante no município, seguido de cursos voltados à área da metalurgia.

O prefeito Lídio ressalta que o grupo de florenses foi bem recebido e está otimista em relação ao andamento do processo. Ele explica que o pedido deverá ser analisado por um conselho, que então irá marcar uma data para visitar Flores.
Apenas a partir desta visita é que a prefeitura e a classe empresarial saberão como cada parte poderá trabalhar na estruturação da escola. Scortegagna explica que a prefeitura pretende contribuir com o que for necessário para a instalação da escola do Senai. “O município está aberto para se adaptar, foi o que eu disse na reunião na Fiergs”, repete. Em Porto Alegre o grupo foi recebido pelo diretor regional da Federação, José Zortea.

Investimentos no Estado
Na região, a Fiergs já anunciou investimentos de R$ 23 milhões para a implantação do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, em Caxias do Sul. O projeto, desenvolvido em parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será desenvolvido junto ao Centro Tecnológico de Mecatrônica em operação em Caxias.

Entre os serviços oferecidos pelo Instituto para atender setores como o metalmecânico, plástico e construção civil, estão diagnóstico, desenvolvimento, pesquisa e otimização de sistemas de produção; de projetos de eficiência energética; de sistemas automatizados; de sistemas robotizados; de produtos e sistemas eletrônicos; de projetos para automação predial; análises de manutenção preditiva e escopo e certificação de produtos e assessoria na implementação de sistemas de gerenciamento de ativos.

No Rio Grande do Sul, em 2014, serão criados dois Institutos Senai de Inovação: o de soluções Integradas em Metalmecânica e o de Engenharia de Polímeros, e mais cinco outros de tecnologia (Estância Velha, Novo Hamburgo, Esteio, Porto Alegre e Bento Gonçalves, além do de Caxias).

Prefeito Lídio Scortegagna e presidente do Centro Empresarial, Vanderlei Dondé, integraram o grupo que participou do encontro no dia 17. - Ana Krahe/Fiergs/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário