Aumentando o interesse e a motivação dos seus alunos
Atividades extracurriculares são fundamentais para o aprendizado das crianças e dos adolescentes
Muitos estudantes, quando voltam da escola, jogam suas mochilas em um canto e vão em busca de outras atividades mais instigantes e prazerosas. Essa falta de proatividade na busca pelo conhecimento fora da escola é normal. Porém, pode ser vencida com estímulo do educador e da família com atividades extracurriculares.
São tempos de inovação, de rever antigos métodos de ensino e de promover um ensino diferenciado para que o conhecimento seja melhor absorvido pelo estudante. E não se trata apenas de fornecer mais informações. As atividades também contribuem diretamente para a formação do pensamento crítico e a identificação de habilidades específicas que podem ser desenvolvidas desde cedo.
Entre as diversas opções, destacam-se os módulos de robótica, empreendedorismo, teatro, esportes, música, idiomas, entre muitos outros que complementam e enriquecem a vivência acadêmica e favorecem o processo de formação. Mas, qual é a idade ideal para iniciar o aprendizado de um esporte, de uma atividade artística ou de um novo idioma? Confira algumas dicas:
Esportes
Até o terceiro ano de vida, as crianças pequenas ainda não estão maduras o suficiente para compreender um conjunto complexo de regras ou para manter a concentração por longos períodos. Por isso, não é plausível pensar em matricular a criança no futebol, no judô, na natação, na ginástica. Antes dos três anos, porém, caso a matrícula da criança em um esporte for uma necessidade ou vontade da família, a aula deve ter um objetivo lúdico, e não de competição — o que a criança ainda não é capaz de compreender. Os pequenos vão adorar brincar “de ginasta” ou “de jogador de futebol”.
Atividades artísticas
As atividades artísticas, tais como musicalização e dança, também podem ser iniciadas antes dos três anos de idade, com objetivos lúdicos e de familiarização. A ciência tem reconhecido a música como elemento potencializador do desenvolvimento cerebral para a vida toda.
Idiomas
Muitas pessoas pensam que, quanto antes uma criança aprender uma segunda língua, melhor. De fato, os pequenos demonstram muita facilidade para aprender línguas, principalmente quando expostos diariamente a elas. Entretanto, somente após os quatro anos de idade a criança terá as partes cerebrais responsáveis pela memória de longa duração desenvolvidas. Só então o aprendizado do idioma poderá ser efetivo.
Atenção: Há muitas possibilidades de atividades extracurriculares interessantes e estimulantes para as crianças. Os pais, contudo, precisam tomar cuidado para não sobrecarregarem os filhos com muitas atividades e, acima de tudo, devem prestar atenção se a atividade tem agradado à criança. É preciso, também, garantir o tempo do descanso e das brincadeiras livres para prezar pela infinita criatividade infantil e pelo seu desenvolvimento saudável.
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