Geral

Audiência com agricultores não tem resultado efetivo

Dependência de ações do governo federal impede que ajuda para os atingidos pelo granizo seja encaminhada localmente

Os agricultores que foram ao salão paroquial de Otávio Rocha na noite de ontem, dia 3 de janeiro, deixaram o local com a mesma expressão no rosto de quando entraram: incerteza. A primeira das quatro audiências públicas que a prefeitura de Flores da Cunha organiza nas comunidades atingidas pela chuva de granizo de dezembro reuniu mais de 100 produtores na localidade mais atingida do município.

Os representantes da prefeitura se mostraram solidários aos agricultores, porém, nenhum auxílio concreto foi anunciado. “Estamos tentando trazer ajuda do governo federal, mas sem criar falsas expectativas”, discursou o prefeito Ernani Heberle (PDT). Ele esteve acompanhado de secretários municipais, representantes dos bancos Sicredi e Banrisul, do presidente da Câmara de Vereadores e chefe do escritório da Emater, Valdir Franceschett (PMDB), e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e coordenador da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin. 

No dia 23 de dezembro, em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, lideranças florenses (entre elas Heberle e Schiavenin) pediram apoio aos agricultores prejudicados pela intempérie do dia 14 de dezembro. Tanto o prefeito quanto o presidente do STR se mostraram frustrados com a visita que ainda não resultou em nenhuma ação concreta.

Hoje, uma nova audiência pública está agendada para a comunidade de São Valentin, e amanhã, dia 5, em Nossa Senhora do Carmo. Na próxima segunda-feira, dia 9, o encontro será realizado em Mato Perso. Todas as reuniões ocorrerão às 20h30min.

Leia mais sobre o assunto na edição impressa do jornal O Florense desta sexta-feira, dia 6 de janeiro de 2012.



Mais de 100 viticultores participaram do encontro em Otávio Rocha. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário