Geral

Atividades extraclasse: um complemento da aprendizagem

Elas despertam a criatividade, a autonomia e a proatividade dos estudantes

O ambiente extraclasse pode ser extremamente proveitoso para melhorar o nível do aprendizado, se tornando um grande aliado dos professores que buscam despertar nos seus alunos criatividade, autonomia e proatividade na busca tanto por um aprendizado regular e contínuo quanto por hábitos mais saudáveis. As atividades extraclasse podem ser educativas, culturais ou esportivas e têm como principal objetivo o complemento do trabalho realizado em aula.

Elas oferecem ao aluno a possibilidade de vivenciar na prática muitos conceitos apresentados em classe, melhorando o seu desempenho de forma geral.

Essas atividades também contribuem para que os educadores e pais tenham uma percepção mais completa das características e competências de cada estudante. Portanto, é importante que as famílias acompanhem de perto o processo como um todo, que tem grande papel no desenvolvimento pessoal e cognitivo dos jovens.

É preciso destacar que todo bom projeto pedagógico deve garantir aos alunos a possibilidade de compreender com clareza e amplitude todo o conteúdo previsto em sua fase de aprendizado. Isso implica, necessariamente, ofertar atividades que visam fortalecer os laços entre os estudantes e o aprendizado e que ajudem os jovens a aperfeiçoar as habilidades que serão demandadas dele futuramente.

Veja abaixo algumas atividades e os benefícios que seu filho poderá obter com cada uma delas.

Natação

A natação é uma das atividades mais procuradas pelos pais na hora de colocar seus filhos em uma atividade extraclasse. Além da vantagem de poder ser iniciada bem cedo, esse exercício promove o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças. A natação também é responsável pelo aumento do apetite e da resistência cardiorrespiratória e muscular de seus praticantes.

Teatro

As aulas de teatro são muito positivas para praticantes de qualquer idade e independem de a criança ser tímida ou extrovertida. Isso porque o teatro permite justamente que a criança desenvolva a imaginação e a sua capacidade de se expressar verbal e corporalmente. O teatro também auxilia no aprendizado de matérias escolares, pois estimula a concentração e a memória. Por fim, quem faz teatro pode apresentar melhora na autoestima e geralmente desenvolve maior interesse pela literatura.

Yoga

A yoga não é apenas uma atividade de adulto: as crianças que a praticam também sentem os mesmos benefícios, como a redução do estresse e a melhora da memória, por exemplo. Além disso, a prática estimula a concentração, diminui a ansiedade, reduz a insônia e as dores corporais crônicas, aumenta a força muscular e melhora o sistema imunológico.

Música

A música traduz pensamentos, emoções e sensações em sons. Com isso, ela propicia o desenvolvimento da criatividade e da coordenação motora e também cognitiva de seu filho. Praticar regularmente resulta na melhora da fala e auxilia no processo de alfabetização. E, ainda que iniciada por crianças já mais velhas, o aprendizado de algum instrumento musical ou a participação em aulas de canto melhoram o desempenho na escola, reduzem a ansiedade e contribuem para o melhor comportamento dos alunos.

Judô

A luta gera a estimulação psicomotora, ensina sobre paciência e, assim, melhora o comportamento das crianças. O judô, por exemplo, também desenvolve o equilíbrio, a agilidade, a coordenação, a humildade, o respeito e a solidariedade.

Culinária

As aulas de culinária ajudam as crianças a terem uma alimentação saudável. Elas ensinam a ler rótulos e identificar ingredientes, entender como funcionam os alimentos, aprender os benefícios dos alimentos, além de colocar a mão na massa.

Aula de idiomas

A aprendizagem de uma nova língua ajuda a fortalecer a memória, melhora as habilidades multitarefas e aumenta a capacidade de foco. Além desses benefícios, aprender inglês ou espanhol, por exemplo, permite um melhor desempenho nos vestibulares, já que algumas provas contam com interpretação e leitura em línguas estrangeiras.

Dança

A dança é muito mais do que puro divertimento. A execução de passos coreografados, repetidos dentro de um método e com orientação profissional, proporciona diversos benefícios para a saúde física e mental. Para as crianças então, a dança pode ativar e desenvolver capacidades positivas que lhe acompanharão pelo resto da vida. A criança que dança trabalha a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço, além de melhorar sua integração social.

Dança também estimula disciplina e criatividade nas crianças.

 

 - Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário