Geral

As serenatas que levam esperança para os florenses

Há 18 anos voluntários do Cenáculo de Maria cantam músicas natalinas pelas ruas da cidade e desejam um Feliz Natal para a comunidade

Desde que o Movimento Cenáculo de Maria teve início em Flores da Cunha, iniciaram-se também as serenatas de Natal. Há 18 anos, os cenantes se encontram no mês de dezembro para a última atividade do ano e, assim, levar à comunidade um pouco da alegria e do espírito do Natal. Conforme a presidente da entidade, Luana Tonello, o objetivo é despertar a cada final de ano o verdadeiro espírito natalino, a esperança e a fé em Jesus Cristo e no ano que irá iniciar. “Quem acompanha o grupo da serenata e entrega uma mensagem de esperança para a comunidade é a família de Nazaré e não o Papai Noel, na tentativa de resgatar o sentido e os valores natalinos”, ressalta.

Com a ação especial, os voluntários do grupo se enchem de amor. Para a cenante Elidiane Pivotto Frozza, é um orgulho participar da atividade. “Fazer parte das serenatas é um momento diferente de estar vivenciando o que é o Natal. É levar um pouco de esperança, alegria e amor para as pessoas no momento em que elas menos esperam, por meio da música, dos nossos abraços e nossos sorrisos. Esse é o verdadeiro sentido do Natal”, valoriza.

A alegria dos voluntários é percebida em seus olhares. Para Christian De Carli, que há 10 anos participa da ação natalina, este é um momento de reflexão. “Depois das serenatas, retornamos para casa abastecidos, e isso provoca em nós uma reflexão de forma a olhar para o que temos e reconhecer que estamos muito bem”, avalia. Conforme o cenante, o propósito da serenata é levar um afeto e um abraço para todas as pessoas por meio de canções e da presença de Maria, José e do Menino Jesus. “A reação das pessoas é de surpresa. Quando elas ouvem e veem os personagens, ficam alegres e o que mais me emociona é ver que, este simples momento, faz com que as pessoas sorriam e se comovam através do bem”, destaca De Carli. “Participar das serenatas, para mim, é algo encantador. É poder levar o espírito de Natal a muitas pessoas consideradas, muitas vezes, esquecidas. É levar o amor demonstrando o que tentamos viver durante todo o ano. E o sentimento que mais percebemos é o de gratidão. Com certeza é um dos momentos mais especiais que o movimento proporciona para as pessoas”, complementa a cenante Juliana Ruschel Miranda.

Sobre a atividade

Ao todo, são três noites de cantoria, onde participam em torno de 60 cenantes por noite, que levam os melhores sentimentos para o interior e Centro de Flores da Cunha e Nova Pádua. “Participar das serenatas de Natal promovidas pelo Cenáculo é algo extraordinário, ou seja, é um momento ‘extra’, diferente do que temos acesso no nosso dia a dia. A diferença não está apenas nos cantos natalinos que oferecemos mas, principalmente, no carinho oferecido a alguém e no amor em fazer o seu melhor, levando alegria e desejos de um feliz e abençoado Natal para todas as pessoas que vamos visitar”, conta Guilherme Trentin.

“Nós acabamos ganhando mais do que quem recebe, pois um sorriso, um abraço e um olhar emocionado não se encontram em qualquer ocasião. As vezes as pessoas só precisam disso, de uma atenção, coisa que não conseguem ter no dia a dia, nem na própria casa. Eu participo a alguns anos, cantando e tocando, mas a cada edição é diferente, renova a esperança para um ano novo, e também trás para mais perto a presença de Jesus nos corações. Enfim, que bom se conseguíssemos fazer com que fosse Natal todo dia”, ressalta Rodrigo Zuchi.

As serenatas de Natal são realizadas de forma voluntária e subsidiadas pelo próprio movimento. Em 2018, 45 serenatas foram realizadas durante as três noites.

 

Neste ano, o Movimento Cenáculo de Maria realizou 45 serenatas durante três noites. - Cenáculo de Maria/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário