Geral

As particularidades do Norte da Itália

‘Dove il cielo è più blu e la luna è un spettacolo visto tra le montagne’

A chegada do outono em Sospirolo é acompanhada de dias de sol intenso, típicos do verão. As temperaturas chegam a 30 graus, e as noites são de lua e céu estrelado. De acordo com os moradores, é uma anomalia ainda estar tão calor nesta época, já que a estação se prepara para o inverno rigoroso que faz nas cidades de montanha. É comum que nos meses de frio ocorram períodos longos de neve, e as temperaturas cheguem a 10 ou 15 graus negativos. Mas é visível também que as casas são estruturadas para enfrentar o frio, quando as paisagens das montanhas mudam e a rotina se faz ainda mais tranquila na doce Sospirolo.

Nas primeiras semanas na cidade, já foi possível conhecer muitas pessoas e negócios. A sensação é que quanto mais se conhece a localidade, mais surpresas são reveladas. Entre as maiores empresas da região, a Costan é especializada em refrigeração para redes de supermercados, e na Itália são quatro empresas, além de filiais na Argentina, França, Inglaterra e Turquia. Ela é uma das líderes mundiais do setor, que tem sua sede em Belluno, onde emprega mais de mil pessoas e produz cerca de 600 mil produtos ao ano. Outra grande companhia é a De Rigo, um grupo com segmentos diversos e que detém o posto de terceira maior empresa do mundo no setor de óculos, sendo que as duas primeiras do ranking também estão localizadas na região de Belluno, que teve ali as primeiras fábricas de óculos.

A vida nas fábricas é o que garante o sustento de muitas famílias, assim como os pequenos negócios locais, entre eles a Latteria Camolino, uma cooperativa composta por seis associados com produção diária de quase 4 mil litros de leite, onde se fabrica produtos como manteiga, ricota e diversos tipos de queijos. A diversidade dos setores, agrícolas e industriais compõe uma região próspera, dando oportunidades a quem quer empreender e trabalhar.

A impressionante cadeia montanhosa dos Dolomitis Belluneses

A cidade de Sospirolo compõe a rota dos Dolomitis Belluneses, uma cadeia montanhosa dos Alpes orientais do Norte da Itália. Seguindo alguns quilômetros, se chega a área dolomítica, constituída na maior parte por Belluno, Bolzano, Trento, Údine e Pordenone. O ponto mais alto é a montanha Marmolada, com 3.343 metros de altitude. Os Dolomitis são considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 2010, pelo seu valor estético e importância científica para a geologia e geomorfologia.

Mais sobre a Itália

A Itália é um dos destinos mais visitados do mundo por concentrar belezas naturais, monumentos históricos importantes, berço do Império Romano, marcos das grandes guerras e também uma das gastronomias mais deliciosas do mundo. Comer bem é estar na Itália, e entre as pastas, os contornos, e os gelatos, existem infinitas possibilidades. Assim como os brasileiros, os italianos dão muito valor aos momentos de refeições, que é quando a família se reúne. Uma forma de afeto no prato é servir porções generosas e demonstrar o quanto as pessoas são bem-vindas. Porém, na Itália, mesmo fora dos restaurantes, as porções de comida são servidas de forma ordenada, antes os carboidratos, depois das proteínas e, por último, as saladas. As sobremesas são acompanhadas de café, que fecha as refeições com chave de ouro. Muito se fala que a qualidade dos ingredientes é o que faz a comida italiana estar sempre em destaque no mundo.

A empresa De Rigo é a terceira líder da produção de óculos do mundo. - Natane Areze/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário