Geral

Artigo: O futuro da Agricultura Familiar

Andando pelas propriedades do nosso município, percebemos que a tecnologia está cada vez mais presente

A agricultura familiar é responsável pela maior parte dos alimentos que consumimos e também é a grande esperança da erradicação da fome em regiões menos privilegiadas. Seguindo uma tendência mundial, o setor agro também está passando por inúmeras transformações, como na ordem econômica, cultural, social, tecnológica, ambiental e de mercado. Muitas dessas mudanças nos desafiam diariamente a sermos cada vez mais eficientes e assertivos.
Andando pelas propriedades do nosso município, percebemos que a tecnologia está cada vez mais presente. Já temos diversas propriedades com caderno de campo digital, rastreabilidade, tudo controlado por aplicativos, onde ao acessar o QR Code da etiqueta do produto já sabemos o dia de plantio, qual manejo foi utilizado, quando foi a sua colheita, e tantas outras informações. A automação também é realidade no campo. Na criação de aves, por exemplo, tudo é informatizado e automatizado. Nas estufas de olerícolas, a irrigação ocorre automaticamente através de sensores que medem a umidade do solo e ao atingir o padrão estipulado aciona automaticamente o sistema de irrigação.
Todos esses fatores auxiliam muito na sucessão das propriedades. Hoje os jovens veem a propriedade como um negócio, buscam investimentos e facilidades que visam o incremento da produção e a redução de custos, obtendo assim maior lucro e podendo investir e melhorar cada vez mais a estrutura da sua propriedade e a qualidade de vida. A busca por novos e diferenciados mercados também auxilia nessa evolução. Ideias e produtos diferenciados, assim como diferentes formas de embalagem, acabam ganhando mais espaço e conseguem agregar valor.
Um outro olhar que temos que ter é a busca do equilíbrio entre a produção e os cuidados com o meio ambiente. Por isso, a sustentabilidade vai estar cada dia mais presente no campo. Já temos diversas propriedades com a própria produção de energia, através de sistemas fotovoltaicos, e algumas que, além de atender o seu consumo, já possuem usinas fotovoltaicas e comercializam essa energia.
O grande desafio é o fortalecimento da agricultura familiar através de políticas públicas que visam garantir a sucessão familiar, o apoio aos jovens, melhorar o bem-estar das comunidades rurais e promover a sustentabilidade das propriedades para garantir a proteção da biodiversidade para as gerações futuras.

 - Pedro Henrique dos Santos
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário