Geral

Ari Dialoga debate emergência climática

O evento é gratuito e promovido pela diretoria de Meio Ambiente e Saúde da Associação Riograndense de Imprensa-Serra Gaúcha e acontece na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal de Caxias do Sul.

O programa Ari Dialoga debate Emergência Climática, no próximo dia 6 de junho, às 19h, com a participação especial de Otávio Valente Ruivo e Vania Elisabet Schneider.

 

Aberto ao público, o painel vai apresentar a visão científica sobre as causas e as consequências das recentes enchentes ocorridas no Estado. Terá como mote “Tudo tem seu preço. Quanto maior o abuso, maior será o preço”, frase do ecologista gaúcho José Lutzenberger, cujas iniciativas marcaram gerações de ambientalistas. Já na década de 1970, Lutzenberger alertava sobre as consequências da má ocupação do solo no Rio Grande do Sul, do uso inadequado da agricultura e da pecuária e da urbanização em áreas de risco.

 

A cobertura da mídia sobre as questões ambientais em geral e da tragédia atual também estarão em pauta.

 

Sobre os palestrantes

 

- Otávio Valente Ruivo é biólogo do Instituto Orbis de Proteção e Conservação da Natureza, formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Possui estudos complementares em Biologia da Conservação e manejo da vida silvestre pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), pela antiga Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, Instituto Pró-Carnívoros, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UniSinos), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade Estadual do Estado do Rio Grande do Sul (UERGS).

 

- Vania Elisabet Schneider é bióloga, mestre em Engenharia Civil (UNICAMP) e doutora em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento (IPH/UFRGS).

Professora e pesquisadora da UCS por 36 anos e diretora do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM/UCS) por 15 anos, atua, hoje, junto ao Instituto de Pesquisas sobre Desastre/IPD da Universidade Federal de Sergipe.

Sobre a ARI Serra Gaúcha

Primeira seccional da Associação Riograndense de Imprensa, a Ari Serra Gaúcha foi fundada em 28 de maio de 2003 por um grupo de jornalistas empenhados no aperfeiçoamento da comunicação na região. 

Nos últimos anos, vem ampliando seu quadro de associados para as demais áreas da comunicação. Atualmente, tem como presidente a jornalista Vania Marta Espeiorin e vice a também jornalista Juliana Bevilaqua, além de várias diretorias temáticas. O troféu ARI Serra Gaúcha é uma das iniciativas da seccional entregue anualmente aos profissionais destacados na comunicação da região.

SERVIÇO:

Ari Dialoga debate emergência climática

Data: 6 de junho de 2024 – quinta-feira - 19h 

Local: Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal de Caxias do Sul.

Evento aberto ao público.

 

Mais fotos no link.

 - Gustavo Mansur
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário