Geral

Aprovado financiamento de R$ 83 milhões à Nova Aliança

Banrisul e BRDE oficializam contrato com a direção da cooperativa para a construção da nova unidade, na localidade de Lagoa Bela, em Flores da Cunha

O Banrisul e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) assinam nesta sexta-feira, dia 29 de junho, durante a interiorização do governo do Estado em Bento Gonçalves, um contrato de financiamento com a Cooperativa Nova Aliança. Os R$ 83 milhões serão utilizados na implantação da nova unidade na localidade de Lagoa Bela, em Flores da Cunha. 

Com a preparação do terreno quase finalizada, o prosseguimento dos trabalhos aguarda agora trâmites burocráticos em Flores. A expectativa da direção da cooperativa é iniciar o recebimento de uvas já na safra de 2013.

O presidente da Nova Aliança, Alceu Dalle Molle, que também preside o Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), explica que fisicamente as obras estão paradas, mas os processos burocráticos estão andando. “Para quem passa pelo local, está tudo parado, mas estamos em uma fase de escolha de empresas, captação de recursos, licitações, licenças ambientais e aquisição de equipamentos. Tão logo isso for concluído, em poucos meses a obra será finalizada”, projeta Dalle Molle.

Na Lagoa Bela, a terraplanagem foi concluída e serão realizadas as instalações da rede de energia elétrica e a canalização de esgoto para, após, iniciar a construção da vinícola. “A expectativa de iniciarmos o recebimento de uvas no próximo ano se mantém”, pontua o presidente.

A Nova Aliança formou-se da união de cinco tradicionais cooperativas vinícolas da região: Linha Jacinto, de Farroupilha; Santo Antônio e São Pedro, de Flores da Cunha; e São Victor e Aliança, de Caxias do Sul. O empreendimento foi oficializado em janeiro de 2011 com a proposta de ganhar competitividade e, até 2015, ser referência em seus segmentos de atuação. A área de 8,3 hectares será utilizada para instalação da unidade da cooperativa, que deve receber a uva de cerca de 800 famílias associadas – 37 mil toneladas, em média.

Ainda em Bento, o Banrisul assinará um termo de cooperação técnica e financeira com a Cooperativa Aurora. O acordo beneficiará 1,1 mil produtores associados para a aquisição de equipamentos para a vitivinicultura. 



Obra está em fase de terraplanagem. - Camila Baggio
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário