Geral

Aprovada a implantação do ensino médio na Frei Caneca

Expectativa é de que até o final do mês de abril as aulas na escola sejam iniciadas, um pedido antigo da comunidade florense

Os estudantes de Flores da Cunha receberam notícias positivas na quarta-feira, dia 11. A implantação do ensino médio na Escola Estadual Frei Caneca foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. Com o parecer favorável do órgão, a instituição florense está apta a iniciar o funcionamento da modalidade. A expectativa é que até o final do mês de abril os estudantes já comecem as aulas. A aprovação do Conselho Estadual de Educação ainda não foi divulgada no Diário Oficial, por isso somente depois da publicação é que a escola estará autorizada a abrir as matrículas.

Conforme a diretora da Escola Frei Caneca, Stela Maris Paim Lemos Costa, agora a instituição aguarda por algumas definições, como a organização do quadro de professores, da proposta pedagógica para o ensino médio politécnico e da compra de material. Ainda de acordo com a diretora, uma verba estadual será repassada para formação de professores e aquisição de material. “A partir dessa aprovação damos início a uma série de ações, como a organização da matriz curricular do ensino médio”, pontua Stela. A previsão inicial é que a Frei Caneca abra duas turmas de 1° ano do ensino médio no turno da manhã. O processo será de caráter progressivo com abertura do 1° ano em 2012 e dos 2° e 3° anos no decorrer dos próximos anos.

Os alunos que ingressarem no ensino médio da Frei Caneca serão transferidos da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael, sem que haja prejuízo de horas-aulas. De acordo com o que já havia mencionado a coordenadora da 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE), Eva Márcia Borges Fernandes, uma resolução de janeiro de 2012, aponta que os alunos matriculados na Escola São Rafael, em qualquer período do ano, poderão ser transferidos para a Frei Caneca com a computação das aulas já assistidas. “É como se eles fossem transferidos de uma escola para outra e terminarão o ano letivo normalmente”, explica a diretora da Frei Caneca.

Segundo o diretor da Escola Estadual São Rafael, Vitório Francisco Dalcero, a direção já passou nas salas de aulas para convidar os alunos, em especial os do turno da tarde que aguardavam pela matrícula no turno da manhã, para a transferência para a Frei Caneca. “Todos os alunos que esperavam as vagas para estudar de manhã agora precisam aproveitar a oportunidade”, diz Dalcero. A escola já possui uma lista de estudantes que pediram pela mudança para a Frei Caneca.

Com a aprovação do funcionamento do ensino médio, o município passará a contar com duas instituições que abrigam a modalidade. Até então, apenas a Escola São Rafael atendia o ensino médio, tendo mais 800 alunos somente nos 1°, 2° e 3° anos e uma média de 40 alunos por turma.

Escola Frei Caneca aguarda retorno para Ensino Médio. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário