Geral

Apromontes aposta no fortalecimento do enoturismo

Associação de vinícolas de Flores da Cunha e Nova Pádua investe em calendário de eventos e infraestrutura para receber turistas

Flores da Cunha é a maior cidade produtora de vinhos do país. Nova Pádua, com cerca de 2,5 mil habitantes, possui 17 vinícolas. Porém, para elevar ainda mais esse resultado, a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes) investe em ações que visam potencializar o enoturismo na região. Desde 2002, a entidade fortalece a cena vitivinícola local e amplia as opções de destino para quem busca degustar vinhos finos e apreciar belas paisagens, além de conhecer a cultura italiana. A qualidade das bebidas também já é reconhecida, visto que a Associação conta com o registro de Indicação de Procedência (IP) dos Altos Montes.

Atualmente, 10 vinícolas compõem a Apromontes: Boscato Vinhos Finos, Casa Venturini, Vinhos Fabian, Fante Indústria de Bebidas, Vinícola Luiz Argenta, Vinícola Mioranza, Vinícola Panizzon, Terrasul Vinhos Finos, Valdemiz Vinhos Finos e Vinhos Viapiana.

A fim de fortalecer o roteiro e torná-lo ainda mais atrativo aos turistas, a Apromontes traçou metas para 2020 e instituiu um calendário turístico. Além disso, algumas vinícolas trabalham em melhorias na infraestrutura para melhor receber o turista. “O turismo, tanto na questão financeira quanto na valorização da marca, é uma parte muito importante. Nós estamos investindo, pois acreditamos no potencial da nossa região, de belezas naturais, bons vinhos, boa gastronomia, na receptividade do nosso povo. Queremos que todos possam conhecer essa parte da Serra Gaúcha ainda não tão explorada, mas que pode ser tão encantadora, charmosa e surpreendente para os visitantes”, ressalta o presidente da Apromontes e sócio-gerente da Vinhos Fabian, Giovani Fabian.

Conforme Fabian, que está à frente da entidade pelo segundo ano, Flores e Nova Pádua são dois municípios que precisam respirar turismo. “Daqui alguns anos, por meio da qualidade de nossos produtos e das ações que estão sendo desenvolvidas, temos tudo para ser um dos melhores destinos da Serra Gaúcha”, declara.

Entre os investimentos projetados pelas empresas estão a construção de restaurante e espaços para eventos, reformas e criação de estrutura para receber os visitantes. Alguns desses exemplos são a Boscato, que está desenvolvendo um espaço para eventos nos vinhedos, e a Fabian, que está construindo um restaurante para atender 80 pessoas.

De acordo com Giovani, a expectativa é que o espaço fique pronto até a metade de 2020. A ideia é que o restaurante seja mais do que apenas um lugar para comer, mas proporcione uma experiência ao visitante.  “A pessoa precisa entender que está indo para uma vinícola. E lá ela vai almoçar ou jantar e tomar uma taça de vinho junto. Precisamos explicar o porquê dessa harmonia”, diz. 

A sede da entidade está localizada na Rua John Kennedy, 1.031, junto ao Letto Hotel. Informações pelo telefone (54) 3292 3628.

Calendário turístico visa movimentar o roteiro

A partir do próximo ano, a Apromontes irá intensificar a programação do calendário turístico. Segundo o presidente da entidade, será no mínimo um evento em cada vinícola, além dos já tradicionais festivais de vinho, que ocorre no inverno, e de espumantes, no verão. “Serão jantares, degustações, cursos e até uma corrida”, conta Fabian. Porém, ainda neste ano, a associação tem três eventos agendados. Um deles é a Prova dos Dez. Realizada uma vez por mês, a prova é a chance para conhecer os sabores e características dos vinhos finos da região. Na ocasião, cada vinícola associada apresenta uma bebida para ser degustada – ao todo são 10. A degustação é acompanhada por enólogos e representantes das empresas. De acordo com Fabian, o evento é voltado para o público local, mas também pode receber turistas. “Dessa forma as pessoas têm acesso aos vinhos e podem degustar por um preço acessível”, diz. A próxima edição ocorre no dia 14 de dezembro.

Outra oportunidade para saborear os produtos locais é o Festival de Espumantes dos Altos Montes. A 2ª edição do evento será no dia 30, às 17h, no Restaurante Panorâmico Belvedere Sonda, em Nova Pádua. As vinícolas oferecem 11 variedades da bebida entre moscatel, brut e brut rosé, além de opções em vinho e gastronomia italiana assinada pela Escola de Gastronomia da UCS. A animação ficará por conta da dupla Maicon e Pontel. Ingressos a R$ 130 disponíveis no site http://abre.ai/festivalingresso.

 - Usina de Notícias/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário