Geral

Aprenda receitas campeiras, tchê

Durante as comemorações da Semana Farroupilha, O Florense ensina dois pratos típicos da culinária tradicionalista

“O minuano que atravessa o Rio Grande do Sul no inverno é tão forte que congela os pampas e somente com uma alimentação rica em calorias, repleta de carnes gordas e carreteiros fortes, dá ânimo para enfrentar um frio rigoroso.” Assim é descrita a culinária gaúcha. Em época de Semana Farroupilha, ela ganha destaque nos acampamentos gaudérios. Em Flores da Cunha não é diferente. É só passar pelas casinhas erguidas na Praça da Bandeira que os aromas da culinária campeira são sentidos. Em virtude disso, o jornal O Florense foi conferir duas receitas e as apresenta para você, leitor.

O churrasco é o prato típico. Por isso, foram escolhidas duas receitas diferentes: a primeira, o Arroz Carreteiro com Feijoada, é ensinada pelos cozinheiros Elton Oliveira e Julio Lima, que integram o rancho Os Fronteiristas, que está acampado na Praça. Já o Feijão Tropeiro é uma receita do cozinheiro Clóvis Machado, que está no galpão da prefeitura de Flores da Cunha. Acompanhe as receitas e delicie-se com a culinária gaúcha.

Arroz carreteiro com feijoada
Arroz
2 kg de arroz
2 kg de charque picado
3 cebolas picadas
3 tomates picados
2 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho picado
100ml de óleo

Modo de preparo
Ferva o charque por meia hora e pique. Reserve. Refogue em uma panela a cebola, o tomate, o alho e o pimentão. Acrescente o charque e o arroz com água fervendo. Cozinhe por cerca de 40 minutos em fogo baixo.


Feijoada
1 kg de feijão
2 cebolas picadas
3 dentes de alho
300g de bacon
500g de linguiça calabresa
500g de courinho de porco
500g de costela de porco
2 colheres de banha

Modo de preparo
Cozinhe o feijão por cerca de duas horas. Frite a cebola, o alho, o bacon, a calabresa, o courinho de porco e a costela na banha. Acrescente ao feijão e deixe cozinhar por cerca de três horas. Rendimento: 12 pessoas.


Feijão Tropeiro
2 kg de feijão preto
1 kg de pele de porco
1 kg de pé de porco
Ossinho de porco
Cebola
500g de linguiça calabresa
Tempero verde
Alho e sal a gosto

Modo de preparo
Junte na mesma panela todos os ingredientes e deixe cozinhar por cerca de três horas ou até o ponto de o feijão engrossar o caldo. Conforme o cozinheiro Clóvis Machado, o segredo da receita é cozinhar tudo na mesma panela. “Essa é a forma original do Feijão Tropeiro, já que devido ao deslocamento rápido das tropas não era possível trocar as panelas”, ensina. Rendimento: 10 pessoas.



Elton e Julio ensinam o Arroz Carreteiro. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário