Aposentadoria: o tchau da 'Stela do Fórum'
Após 32 anos no Judiciário de Flores da Cunha, a oficial encerrará a carreira depois de um breve período na Comarca de Capão da Canoa
“O Judiciário sempre será parte de mim.” É com essa frase que a oficial escrevente e subchefe de cartório do Fórum de Flores da Cunha, Stela Maris Boniatti Alliatti, 58 anos, se despede do lugar o qual trabalha desde 1986. Depois de uma trajetória profissional de mais de 39 anos – 32 deles dedicados ao Poder Judiciário florense, ela conquistou o direito à aposentadoria e encerra suas atividades na Vara Judicial do município. “Saio com a sensação de dever cumprido e agora vivo momentos de expectativas, sendo essa a mesma emoção do dia da posse, aquela dúvida positiva em relação ao futuro”, conta Stela, emocionada.
A oficial lembra que nestes anos acompanhou transformações significativas no Judiciário, com o surgimento de novas tecnologias, mas valoriza, acima de tudo, o contato com o público. “Antes da modernidade, as atividades requeriam outras formas de realização. Os processos eram cumpridos na máquina de escrever, inclusive as audiências. Ao longo dos anos a rotina judiciária proporcionou a expectativa de convivência com diversos servidores e magistrados, formando verdadeiros laços de amizade. Conheci e me emocionei com a história de inúmeras pessoas que passaram pelo balcão do Fórum”, recorda-se.
Nesta semana Stela teve seus últimos dias no Fórum e, antes de desfrutar da aposentadoria, passará cerca de 30 dias na Comarca Intermediária de Capão da Canoa, no Litoral Norte, onde aguardará o deferimento do seu pedido de aposentadoria ser publicado no boletim no Diário da Justiça. Tamanha simpatia e sorriso fácil deixarão saudades para quem frequenta o Fórum. “Meus grandes incentivadores para ingressar no Judiciário por meio de concurso público foram os advogados José Barrueco e Ângelo Araldi. A eles gratidão e carinho”, reconhece.
Como advogado atuante na Comarca de Flores da Cunha, posso afirmar com toda certeza que Stela sempre foi uma servidora exemplar, e Mestre em seu Ofício, e com certeza se aposenta já deixando saudades não só aos seus Colegas de Judiciário, mas também à todos os advogados e demais pessoas que conheceram sua brilhante trajetória.