Geral

Após uma década, frei Darcy dá adeus

Missa de ação de graças marcada para as 16h de domingo, dia 11, servirá para capuchinho se despedir da paróquia de Flores da Cunha

Neste domingo, dia 11, a comunidade de Flores da Cunha se despede do frei Darci Vazatta e dá as boas-vindas ao novo pároco, frei Álvaro Morés. Uma missa de ação de graças marcada para às 18h, na Igreja Matriz, celebrará o tempo de permanência de Vazatta em Flores e a posse de Morés. “Frei Álvaro sempre foi um colaborador durante a minha permanência na paróquia e não vem para assumir o meu lugar, mas para ocupar o seu lugar, pois será um pároco diferente no modo de agir e pensar. Certamente não será melhor e nem pior; ele será único com seus dons, carismas e profissionalismo”, diz Vazatta.

O frei Vazatta deixa a cidade por ter sido eleito como um dos novos membros do Governo Provincial da Ordem dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Ele passa a assumir o cargo de definidor da Pastoral e dos Meios de Comunicação da Província, e isso implica o acompanhamento de todas as paróquias onde atuam os frades. Com a função, Vazatta passa a residir na Cúria Provincial, em Caxias do Sul. A permanência no cargo é de três anos, podendo ser reeleito. A eleição do novo governo ocorreu durante a realização do 22º Capítulo Provincial dos Freis Capuchinhos do Rio Grande do Sul, no mês de agosto, em Garibaldi.

Durante os 10 anos em que atuou na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, frei Vazatta se diz muito agradecido, pois encontrou uma comunidade acolhedora, trabalhadora e com “profundo amor a Igreja e aos Capuchinhos”. Entre os trabalhos destacados por ele está o projeto de organização e estruturação das novas comunidades. “O envolvimento das lideranças também merece elogios, pois o que faz a Igreja ser viva, alegre e dinâmica é o esforço e a fé de tantos cristãos que incansavelmente se entregam a esses projetos”, frisa.

Segundo o frei, esse período também foi marcado pela construção de muitas amizades. “A minha saída acontece como um gesto de amor a província dos Capuchinhos. Sinto a sensação da perda de algo precioso, que é o distanciamento de tantas pessoas que me amaram e que eu amei. Prometo permanecer em sintonia com esta paróquia, porque faz parte da minha nova missão; e agradeço a todos e peço a bênção de Deus a cada família florense”, despede-se o frei. Vazatta assumiu o cargo em 7 de fevereiro de 2001.

Novo pároco
Frei Álvaro Morés é natural de Paraí e atuou durante seis anos como provincial dos Capuchinhos do Rio Grande do Sul. É formado em Missionologia pela Universidade Gregoriana e durante muitos anos trabalhou na equipe das Missões Populares.



Vazatta destaca as amizades conquistadas em 10 anos. - Danúbia Otobelli
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário