Geral

Antônio Prado se prepara para a 40ª Noite Italiana

Evento ocorre nos dias 20 e 27 de agosto, com destaque para a culinária e diversão

Os imigrantes italianos, que colonizaram a Serra Gaúcha, tinham o hábito de se reunir com os vizinhos, nas horas de descanso, para conversar, trocar ideias, comer e ouvir música. Por aqui, esse costume ganhou o nome de filó. Mas, uma tradição dessas não pode ser esquecida. Por isso, a Noite Italiana busca resgatar o formato dos filós de antigamente, valorizando a mesa farta, a música e a dança. A cada sábado, dois conjuntos musicais farão a animação: Zo Scarpon e Os Atuais no dia 20, e Zo Scarpon e San Marino no dia 27. A festa deve durar até às 2h30min em ambas as datas.

Nos dois sábados, a organização planeja servir uma tonelada de polenta (frita e brustolada), 3,5 toneladas de frango (à passarinho e como menarosto), 700kg de queijo, 400kg de salame, 400kg de copa e 10 mil garrafas de vinho. Todos os produtos do cardápio serão produzidos com antecedência, respeitando o tempo de maturação de cada um e preparados com um tempero que só quem é da colônia sabe fazer. “Nós procuramos resgatar tudo o que era feito nos filós de antigamente, respeitando a tradição da comunidade. É claro que o sabor da colônia vai estar presente em cada prato, mas também queremos incluir uma pitadinha do nosso tempero atual”, comenta Rosângela Muterle, responsável pela cozinha do evento.

Pepino, pão, bolos, cucas, doces, biscoitos coloniais, grostoli, merengues e frutas também fazem parte do cardápio. E nesta 40ª edição, os organizadores prometem uma surpresa da culinária típica, que só quem for a Antônio Prado vai descobrir.

Ao chegar no Centro de Eventos, os visitantes serão recebidos pelos mascotes Nono Valentin e Nona Valentina, que representam todas as famílias e suas histórias. O trio de soberanas de Antônio Prado também estará presente: a rainha, Samuele Bertelli e as princesas, Érica Forlin e Larissa Rizzi Simioni.

Os últimos ingressos estão disponíveis no site minhaentrada.com.br. Crianças de até seis anos não pagam e crianças de 7 a 12 anos pagam ingresso infantil (necessário a apresentação de documento no acesso ao evento). A organização da Noite Italiana também optou por disponibilizar pontos de venda de ingressos no comércio e entidades da Serra Gaúcha. Em Flores da Cunha, eles podem ser adquiridos na sede da CDL. Haverá estacionamento amplo e gratuito, bem como segurança durante as duas noites.

Mascotes da Noite Italiana e soberanas de Antônio Prado. - Studio D'avila/Divulgação
Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário