Geral

Ambulância do Samu atenderá Flores da Cunha

Veículo permanecerá na Secretaria da Saúde até que o serviço seja implantado na cidade

O primeiro passo para que Flores da Cunha passe a contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi dado em Porto Alegre no dia 21. Em solenidade presidida pela governadora Yeda Crusius (PSDB) e pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, foram repassadas 117 ambulâncias para 107 municípios gaúchos. O prefeito florense Ernani Heberle (PDT) participou do evento e recebeu as chaves de um veículo, o qual foi conduzido até a garagem da Secretaria Municipal da Saúde. Lá a ambulância permanecerá até que o serviço seja implantado na cidade.

Agora, o município deve encaminhar a instalação de equipamentos, a contratação de funcionários (motoristas e socorristas) e estruturar a base operacional do Samu. Concluídas essas etapas, será feita uma vistoria e a equipe será capacitada. Todos os processos serão acompanhados pela Secretaria Estadual de Saúde. Na Serra, a Central de Regulação do serviço fica em Caxias do Sul, responsável por avaliar os chamados e encaminhar o deslocamento da unidade. Em Flores da Cunha, os atendimentos serão realizados no Hospital Nossa Senhora de Fátima.

A ambulância tem, além de material de consumo e medicações, rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas para imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

O Samu é um serviço originado por meio de ligação gratuita para o número 192, onde a pessoa que se encontra em risco de vida solicita atendimento médico. A chamada é atendida por um médico que faz perguntas rápidas, presume uma gravidade e dá uma resposta que pode ser prescrição de medicamentos, orientação, conselho ou envio de equipe. Na Serra, além de Flores, foram contempladas com um veículo cada as cidades de São Francisco de Paula, Canela, Carlos Barbosa, Farroupilha, Antônio Prado, Bom Jesus, Bom Princípio, Gramado, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Feliz, São Marcos, Garibaldi, Nova Prata, São José dos Ausentes e Serafina Corrêa.



Compartilhe esta notícia:

Outras Notícias:

0 Comentários

Deixe o Seu Comentário