Alunos reativam horta escolar
Projeto ambiental permitiu aos estudantes entenderem na prática a relação com o Meio Ambiente e os cuidados com agrotóxicos.
Para marcar a Semana do Meio Ambiente, os professores e alunos da Escola Estadual Frei Caneca reativaram a horta escolar. O projeto prático estimula a convivência com o meio ambiente, o plantio de alimentos orgânicos e o cultivo com ausência de agrotóxicos.
Coordenados pela professora Andressa Bystronski, que conduz a eletiva “Planeta no limite” dentro da área das Ciências da Natureza, os alunos da turma 102, na faixa etária de 15 anos, colocaram em prática o projeto ambiental e aprenderam sobre as vantagens deste cultivo próprio.
— A professora Andressa nos incentivou a iniciar esse projeto na horta e participou ativamente no plantio conosco. Além de preservar a natureza, é uma forma de todos os alunos consumirem alimentos mais naturais aqui na escola, sem a presença de agrotóxicos — aponta Pedro Henrique Guedes.
A área da plantação estava inativa nos fundos da escola. Por isso, os docentes realizaram um longo processo de limpeza, preparo da terra e a busca por recursos financeiros, para então viabilizar o cultivo dos vegetais.
— Nosso trabalho foi destinado a horta, por conta de estar parada há um bom tempo. Cheguei esse ano na escola, porém soube que ela estava inativa por um longo período — explica Gabriel Pegoraro Pereira.
A respeito de patrocínios para a revitalização da horta, a estudante Sthéfanni Hoffmann conta que o incentivo da direção facilitou a aquisição de materiais.
— Precisávamos de patrocínio, para os materiais que seriam usados para o plantio, com a permissão da direção, fomos atrás de pneus para as mudas serem plantadas dentro e realçar a beleza do nosso espaço — comenta a aluna.
Além desta iniciativa pedagógica, a escola Frei Caneca possui outros projetos dentro da Semana do Meio Ambiente, para incentivar os alunos desde as séries iniciais a cuidar e preservar da natureza mostrando que a pauta é necessária para muito mais do que apenas uma semana temática.
— Na disciplina de língua portuguesa a professora Jéli Forlin trabalha a conscientização física e humana através de textos de redações abordando o tema meio ambiente. Já a profe Suelen Molon, em Química, introduz a pauta através da leitura e da arte com a confecção de cartazes de conscientização — exemplifica a diretora Nanci de Mello.
0 Comentários