Alunos Florenses são destaque na Mostratec
Estudantes conquistaram 10 premiações na maior feira de ciências da América Latina
Emoção, aprendizado e uma rica troca cultural marcaram a participação dos alunos de Flores da Cunha na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina, realizada em Novo Hamburgo. Além de experiências inesquecíveis, os estudantes conquistaram 10 prêmios, entre os mais de 700 projetos de instituições públicas e privadas participantes.
Entre os destaques, os alunos da Escola Municipal 1º de Maio, Arthur Fontana Picolotto, 14 anos, e Maria Eduarda de Oliveira Santos, 15, conquistaram o prêmio Sicredi Pioneira com o projeto "Telhado Verde". A iniciativa busca abordar as mudanças climáticas e suas consequências, propondo uma solução sustentável que visa a redução de emissões de dióxido de carbono e a mitigação das ilhas de calor.
A ideia do projeto surgiu quando a dupla perguntou à professora orientadora, Karyne Mignoni, se seria possível viver sem luz solar na Terra. Esse questionamento levou à decisão de aprofundar o tema do CO₂, cada vez mais relevante em virtude de desastres naturais, como enchentes e queimadas.
— O telhado verde possui inúmeras vantagens: a redução da água da chuva, a absorção da água das chuvas, a redução da poluição e também ajuda a manter a temperatura dentro das casas estáveis — afirma Maria Eduarda.
— As plantas do telhado verde captam partículas do ar, transformando o dióxido de carbono em oxigênio. Isso reduz a temperatura interna das casas, proporcionando conforto e contribuindo para a diminuição das emissões de CO₂ — complementa Arthur.
Durante a pesquisa, os alunos perceberam a falta de conscientização entre seus colegas sobre o telhado verde. Arthur enfatiza a importância de educar a população sobre práticas sustentáveis. Maria Eduarda sugere à prefeitura a implementação de telhados verdes em pequenas obras na cidade, como paradas de ônibus, para aumentar a conscientização.
A experiência na Mostratec foi marcante para a dupla.
— Foi uma experiência que eu jamais imaginei viver. Conhecer novas pessoas de outros países, estados, cidades, ver como é uma Mostratec, uma feira dessa magnitude. Foi algo muito gratificante para nós — finaliza o aluno da Escola 1º de Maio.
Energia renovável com subprodutos da uva
Outro projeto florense que se sobressaiu foi da dupla Joana Salvador Schiavenin, 17, e Yasmin Cansan Brum, 16, da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael. Elas apresentaram a "Produção de Biogás com Subprodutos da Uva".
— O biogás é um gás composto principalmente de metano e dióxido de carbono. É uma fonte de energia renovável. Pensando na agricultura do nosso país, que gera uma grande quantidade de resíduos, decidimos juntar essa fonte de energia com nossa cidade, a maior produtora de uvas e vinhos do país. No final, concluímos que é possível produzir o biogás. É uma alternativa boa para que a gente não descarte incorretamente esses resíduos, prejudicando o Meio Ambiente — afirma Yasmin
Além de conquistar o 2º lugar na categoria Biologia e Microbiologia, a dupla também ganhou uma Bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPQ.
— Foi muito bom participar da Mostratec, uma experiência única. O contato com pessoas de outros países e de diferentes lugares do Brasil nos fez fazer amizades, até com o pessoal de Sergipe. Essa troca de cultura foi muito positiva — destaca Joana.
A emoção tomou conta de Yasmin ao dar a notícia para os pais sobre as premiações:
— É muito boa a sensação e acho que quatro vezes (quantidade de prêmios que a dupla conquistou) ninguém esperava, né? A gente foi lá (para Novo Hamburgo) sabendo que teriam outros trabalhos muito bons, tanto nacionais quanto internacionais.
"Minha Mochila está pesada!"
Outra escola que se destacou foi a Leonel de Moura Brizola, com o projeto desenvolvido pela turma 401. Coube aos alunos Gabriel Gonçalves da Silva, Ismael Pereira da Cunha e Kerollyn Vitória Rodrigues de Siqueira, todos de 10 anos, representar a turma no evento. O grupo foi o pioneiro em representar a instituição na Mostratec.
O trio recebeu o quarto lugar na categoria 2 do Ensino Fundamental com a pesquisa "Minha mochila está pesada!".
— Estava em um dia normal e senti que minha mochila estava muito pesada. Falei para a professora (Bárbara Zulian, orientadora) e os colegas também quiseram falar sobre isso.
Kerollyn complementa sobre as atividades práticas:
— Tivemos uma oficina em que o pai de um colega veio à escola para nos ensinar como se montavam estantes. Isso ajudou, pois podíamos deixar nossos cadernos e materiais dentro do armário.
Sobre a participação na Mostratec, Kerollyn relata:
— Foi muito legal, mas também muito tenso, tinham muitas pessoas nos observando. Ficamos muito felizes ao receber o prêmio e começamos a chorar (de emoção) Foi muito legal ler e aprender (sobre o tema) — relembra.
Os 10 projetos florenses premiados na Mostratec e Mostratec Júnior 2024:
Projeto destaque – Educação Infantil
- Tic-tac, tá na hora de dormir - Pré II da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio
- Onde estão os cogumelos? – Pré I da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Tarcísia
Projeto destaque – Ensino Fundamental (categoria 1)
- Mundos invisíveis, sons silenciosos: vamos descobrir juntos a beleza da diversidade sensorial? – 2º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José
Voto popular – Educação Infantil
- Onde estão os cogumelos? – Pré I da Escola Municipal de Educação Infantil Irmã Tarcísia
4º lugar – Ensino Fundamental (categoria 2)
- Minha mochila está pesada! – 4º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola
Prêmio Sicredi Pioneira
- Telhado verde: tecnologia sustentável de crédito de carbono para absorção de CO₂ e redução de ilhas de calor – 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio
2º lugar na categoria biologia e microbiologia;
- Projeto ‘Produção de biogás com subprodutos da uva’, da Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
Bolsa CNPQ em iniciação científica;
Prêmio Revista Liberato Científica - publicação de artigo científico na revista;
Credencial para participar da Feira de Ciências no município de Pomerode (SC).
0 Comentários